Discussão sobre OVNIs e alienígenas pode causar problemas na sociedade, diz estudo

2 min de leitura
Imagem de: Discussão sobre OVNIs e alienígenas pode causar problemas na sociedade, diz estudo
Imagem: Getty Images

O jornal The New York Times publicou em 2017, um extenso artigo revelando que o governo dos Estados Unidos possui uma equipe responsável por estudar casos de OVNIs. Em 2023, um ex-agente da inteligência norte-americana, compareceu ao Congresso e afirmou que os EUA possuem naves alienígenas e corpos não humanos.

David Grusch afirmou que o país tem restos biológicos de entidades não humanas e naves espaciais, utilizadas em um programa ultraconfidencial de engenharia reversa. Os políticos que defendem o tema afirmam que outras audiências serão realizadas no Congresso e, ao que tudo indica, a discussão sobre tende a crescer.

Ainda no mesmo ano a NASA divulgou um painel sobre o estudo de OVNIs. Agora, em um novo estudo realizado no King's College de Londres, um pesquisador afirma que o aumento das alegações sobre alienígenas pode representar um problema para a sociedade.

No estudo ‘Encontros Equívocos: Alegações de Visitação Alienígena como um Problema Social’, o cientista Tony Miligan afirma que a atual discussão sobre o tema é um problema social generalizado.

Como não existe nenhuma evidência real sobre a existência de alienígenas, Miligan considera preocupante que 68% da população norte-americana acredita que o governo sabe o que são os OVNIs. Para o cientista, o tema pode alimentar muitas notícias e narrativas falsas.

“A alegação deste artigo é que as alegações de visitação alienígena são um problema social quando se tornam parte do discurso dominante a ponto de a política governamental ter que responder a elas; quando geram ruído de fundo que impede a comunicação científica; e quando se envolvem com narrativas de origem indígena, dificultando a recuperação destas últimas”, o estudo descreve.

Discussão sobre OVNIs

Os pesquisadores afirmam que o aumento da discussão sobre o tema trouxe três grandes problemas: o assunto viralizou de tal forma que até os governos se envolveram; está gerando ruído na comunidade científica; e pode utilizar narrativas de culturas indígenas para explicar o fenômeno.

Ou seja, mesmo sem evidências científicas que comprovem a existência de extraterrestres, muitas pessoas acreditam fielmente que eles estão nos visitando.

A melhor coisa a fazer para resolver a situação é investir na ciência real que aborda o tema.A melhor coisa a fazer para resolver a situação é investir na ciência real que aborda o tema.Fonte:  Getty Images 

Segundo Milligan, a situação deve piorar nos próximos anos, mas existem alguns cenários que podem melhorar o entendimento sobre o tema. Por exemplo, com o crescimento da discussão informal sobre o assunto, é possível que diversos programas científicos comecem a estudar conceitos que envolvem OVNIs e alienígenas.

“Algo mais próximo de um programa de pesquisa científica (SRP) pode ser necessário, em algum momento. Esta é uma ideia que já foi avançada por Avi Loeb e Martin Elvis (embora de maneiras significativamente diferentes e por diferentes razões). Não está claro que já estamos no estágio em que um SRP é necessário, mas tal requisito parece estar no horizonte próximo). O artigo conclui definindo uma série de requisitos de enquadramento para qualquer SRP desse tipo”, o estudo acrescenta.

Curtiu conteúdo? Então, continue acompanhando o TecMundo aqui no site e nas nossas redes sociais! E aproveite para entender o porquê ainda não detectamos nenhum sinal alienígena. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.