Em 1998, cientistas conseguiram desacelerar um pulso de luz; entenda

Imagem de: Em 1998, cientistas conseguiram desacelerar um pulso de luz; entenda
Imagem: Getty Images

Teoricamente, é impossível atingir a velocidade da luz, mas, se fosse possível, isso resolveria diversos problemas científicos — por exemplo, poderíamos responder mistérios sobre os planetas do Sistema Solar. Porém, será que podemos reduzir a velocidade da luz? Em 1998, um artigo publicado na revista científica Nature mostrou que sim; uma equipe de cientistas conseguiu reduzir a velocidade da luz para 17 m/s utilizando um laser.

Para realizar o experimento, os pesquisadores induziram uma interferência quântica por meio de um laser em um Condensado de Bose-Einstein. Assim, eles reduziram com sucesso a velocidade da luz, que inicialmente estava em sua velocidade normal.

Em seguida, conseguiram reduzir ainda mais a velocidade ao aplicar os lasers em outra matriz. Na terceira etapa, os cientistas alcançaram uma redução impressionante, fazendo a luz viajar a apenas 17 metros por segundo. Aproximadamente de 61 quilômetros por hora.

A pesquisa afirma que foi possível reduzir a velocidade do pulso de luz e retorná-la ao normal de forma controlada. Em outras palavras, a luz desacelerada é contida dentro de uma amostra atômica, mas quando o pulso é desligado e religado, sua velocidade volta ao normal.

"Obtemos uma velocidade da luz de 17 [metros por segundo] para propagação de pulso em uma nuvem de átomos inicialmente preparada como um Condensado de Bose Einstein quase puro (a fração de condensado é maior ou igual a 90 por cento). Se a nuvem permanece um condensado durante e após a propagação do pulso é uma questão que está além do escopo deste artigo", os pesquisadores descrevem.

É possível desacelerar a luz?

Apesar de os cientistas terem provado que é possível desacelerar o pulso em 1998, a ciência já sabia que a velocidade da luz pode ser reduzida em algumas situações específicas. Por exemplo, a velocidade máxima da luz no vácuo é de 299.792 quilômetros por segundo, mas, se você colocar um pulso na água, essa velocidade será reduzida para aproximadamente 225 mil quilômetros por segundo.

Apesar da dificuldade em desacelerar a luz, seria ainda mais desafiador alcançar sua velocidade total.Apesar da dificuldade em desacelerar a luz, seria ainda mais desafiador alcançar sua velocidade total.Fonte:  Getty Images

É importante destacar que o objetivo original do experimento não era criar nenhum tipo de desaceleração, mas esse foi um resultado "extra" obtido durante o estudo do Condensado de Bose-Einstein.

“No momento em que o pulso de luz é desacelerado, comprimido e contido dentro da amostra atômica, desligamos o campo de laser de controle abruptamente e o ligamos novamente mais tarde. Quando o laser de controle é ligado novamente, o pulso de luz é regenerado: podemos parar e regenerar o pulso de luz de forma controlável”, é descrito em um comunicado oficial sobre o artigo.

Em um estudo publicado em 2024, uma equipe de cientistas conseguiu demonstrar que é possível desacelerar a velocidade da luz em até 10 mil vezes. Ou seja, talvez no futuro existam aplicações comerciais baseada nesse conceito.

Curtiu o conteúdo? Então, fique por dentro de mais estudos como esse aqui no TecMundo e aproveite também para entender, o porquê a velocidade da luz é tão importante. Até mais!