Astronautas criam primeira peça de metal no espaço com impressão 3D

1 min de leitura
Imagem de: Astronautas criam primeira peça de metal no espaço com impressão 3D

Astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) utilizaram uma impressora 3D para produzir a primeira peça de metal feita no espaço.

A iniciativa foi parte da parceria entre a agência espacial europeia (ESA) e a Airbus, empresa aeroespacial, para desenvolver a capacidade de fabricação no espaço e possibilitar mais autonomia para missões no futuro.

Pesando mais de 180 kg, a impressora 3D foi instalada no módulo Columbus da ISS no início deste ano e poderá ser usada para consertar ou fabricar peças mecânicas pelos próprios astronautas. A máquina pode imprimir peças de até nove centímetros de altura e cinco de largura, sendo que o processo todo leva em média 40 horas.

Segundo o diretor de exploração humana e robótica da ESA, Daniel Neuenschwander, a impressão em 3D do metal no espaço é um marco significativo para a capacidade de construção em órbita.

Impressão 3D espacialPrimeira peça de metal feita inteiramente no espaço por impressão 3D (Reprodução/ESA)

"Esta conquista, possibilitada por uma equipe internacional e multidisciplinar, abre caminho para missões de longa distância e longa duração onde a criação de peças de reposição, componentes de construção e ferramentas sob demanda será essencial", disse.

Levar as impressoras 3D de metal até a ISS não foi tarefa fácil, já que, geralmente, essas máquinas têm o tamanho de uma sala. Para possibilitar a instalação na estação espacial, a Airbus precisou reduzir o tamanho da impressora – chegando às medidas de uma máquina de lavar grande – e colocá-la em uma caixa de metal. A medida foi necessária para proteger a equipe do calor extremo emitido pela impressora no processo de produção.

O grupo de astronautas ainda enviará algumas peças geradas pela impressora para análise técnica da ESA.

Mais construções no espaço

Ainda sobre construções no espaço, vale lembrar que em julho deste ano, os cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA) começaram a desenvolver "tijolos espaciais" inspirados em peças LEGO para projetar abrigos na Lua.

O intuito é utilizar a própria poeira espacial para a construção de estruturas sólidas no satélite, visando reduzir os custos de viagens espaciais e do envio de materiais da Terra.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais assuntos como esse aqui no TecMundo e aproveite para saber como, a NASA transmitiu primeiro vídeo 4K de avião na Terra para a Estação Espacial Internacional.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.