Uma empresa de origem chinesa quer competir com a Starlink no campo de fornecimento de internet via satélite. A companhia é a Geespace, que aos poucos está construindo a própria estrutura no espaço.
Na última sexta-feira (06), ela lançou com sucesso dez satélites de baixa órbita terrestre no espaço como parte da sua constelação. Ela agora já tem 30 satélites em operação — o que já permite o fornecimento de serviços de telecomunicações para quase todo o planeta, sendo a primeira marca da China a conseguir tal feito.
A expectativa da marca é ter cerca de 6 mil satélites de baixa órbita ao todo, marca próxima da atual da empresa de Elon Musk.
A primeira meta, porém, é formar uma constelação inicial de 72 satélites até o fim de 2025, o que já garantiria serviços para 200 milhões de usuários.
Empresas com essa tecnologia tendem a oferecer sinal de internet em localidades remotas, cidades do interior e outros pontos sem tanta cobertura de operadoras consolidadas.
Concorrência no espaço
A Geespace é um empreendimento da Geely, uma multinacional chinesa que começou como uma montadora de carros. A empresa existe desde 2018 como uma divisão própria e começou a fazer lançamentos de satélites três anos depois.
Oferecer sinal de internet é apenas o primeiro projeto da empresa de exploração espacial. A ideia é que ela também seja uma operadora de telefonia móvel — projeto que a rival Starlink também já cobre em fases avançadas de testes — e uma internet com velocidade compatível com a banda larga.
Além da Geespace, que é uma empresa totalmente privada, a China tem outro nome mirando esse mercado: a estatal Shanghai Spacecom Satellite Technology (SSST), também com lançamentos de satélites programados para este ano.
Fontes
Categorias