Astronomia Indígena: a importância do conhecimento ancestral para o Brasil

Imagem de: Astronomia Indígena: a importância do conhecimento ancestral para o Brasil
Imagem: Portal Amazônia/ Reprodução

Uma ema, um homem velho, um cervo, uma anta e outras dezenas de constelações povoam um céu, que apesar de nosso, você pode não conhecer. A astronomia indígena guarda em si a sobrevivência dos povos ancestrais, seus mitos e ritos através da observação do movimento dos astros acima de nós.

Quem nunca olhou para o céu e pensou em juntar os milhares de bilhões de estrelas? Ainda que para muitos seja apenas uma distração ou um jogo noturno, para os povos ancestrais significava sobreviver.

O mapeamento dos céus sempre foi uma medida de tempo crucial. Saber o caminho do Sol, da Lua e das estrelas prediz as estações do ano, épocas de plantio e para alguns povos, o melhor período para conceber seus filhos. Continue a leitura para conhecer um pouco mais sobre astronomia indígena, algumas constelações e o céu sagrado do povo ancestral.

Além de ser um deleite olhar para o céu, ele cumpre com um papel importante na distinção das estações e medidas de tempo.Além de ser um deleite olhar para o céu, ele cumpre com um papel importante na distinção das estações e medidas de tempo.Fonte:  Getty Images

Um céu brasileiro

Estamos acostumados a ler, estudar e saber sobre a astronomia a partir de uma cosmovisão greco-romana. Deuses, semideuses e figuras mitológicas povoam esse céu pontilhado, onde a imaginação cumpre um papel importante para conseguirmos reconhecer as figuras históricas e mitológicas representadas nesse jogo de ligar os pontos.

Contudo, os gregos e romanos não foram os únicos a desenhar no céu figuras importantes para sua tradição. Existe no campo a astronomia o estudo da etnoastronomia, onde pesquisadores se debruçam a estudar e compreender como outros povos entendiam e estudavam o céu.

Calendários, mapas, registro histórico, diversos povos tem utilizado o céu como guardião de sabedoria.Calendários, mapas, registro histórico, diversos povos tem utilizado o céu como guardião de sabedoria.Fonte:  GettyImages

Para nossos povos indígenas, o céu é guardião de figuras emblemáticas, com um hall de mais de 100 constelações que contam histórias, marcam as estações do ano e que guiaram a vida nas comunidades indígenas de nosso país.

Os primeiros registros dessa riqueza cultural, científica e tecnológica foi registrada em 1612 por Claude d’Abbeville, um missionário capuchinho. O francês acompanhou e registrou as crenças e fazeres, relacionados ao estudo dos céus, dos povos Tupinambás no Maranhão.

Em uma história mais recente, o pós-Doutor em astronomia Germano Afonso realizou o mapeamento da astronomia indígena, junto aos povos Tupi-Guarani, por todo Brasil. Se d’Abbeville encontrou 30 constelações, Afonso expandiu suas descobertas para aproximadamente 100 conjuntos estelares.

As quatro constelações mais citadas na astronomia indígena são o cervo, a ema, o homem velho e a anta.As quatro constelações mais citadas na astronomia indígena são o cervo, a ema, o homem velho e a anta.Fonte:  Portal Amazônia/Reprodução

Na cosmovisão indígena, o céu cumpre seu papel como uma ferramenta para previsão das estações, épocas de plantio, guardião de mitos e histórias, além de servir como um calendário de fertilidade, tudo baseado em um céu 100% brasileiro.

O caminho da anta e seus caminhantes

Ao invés do caminho formado pelo leite derramado pelo seio de Juno, a Via Láctea para a astronomia indígena recebe o nome de Caminho das Antas. Nessa trilha, quatro principais figuras desfilam durante o ano, trazendo novas estações.

Ema

A ema (Guyra nhandu) traz consigo os ventos frios do inverno. Como somos um país de proporções continentais, as constelações podem assumir representações diferentes. Por exemplo, se na região Sul a constelação da ema representa a chegada do inverno, na região Norte do país ela representa a época da seca.

Segundo o mito, a ema tenta comer as estrelas ao redor do seu bico.Segundo o mito, a ema tenta comer as estrelas ao redor do seu bico.Fonte:  Portal Amazônia/ Reprodução

Se você quiser localizar essa constelação no céu, basta observar a junção das constelações do cruzeiro do sol e de escorpião. As mulheres indígenas calculam as estações para que seus bebês não nasçam sob a constelação da ema, por medo que seus filhos não sobrevivam ao inverno.

Anta do norte

A anta do norte ou Tapi'i, representa o retorno das chuvas para os povos do Norte e a transição do frio para o calor para os povos do Sul. A primavera vem sob seus pés enquanto a anta faz sua caminhada pelo céu.

Ela é formada pelas mesmas estrelas das constelações de Cisne e Cassiopeia, além de outras estrelas adjacentes.Ela é formada pelas mesmas estrelas das constelações de Cisne e Cassiopeia, além de outras estrelas adjacentes.Fonte:  Portal Amazônia/Reprodução

Homem velho

Tuivaé foi traído por sua esposa, tendo a perna arrancada. Como demonstração de afeição, os deuses decidiram que o velho deveria ir para os céus. A ascensão dessa constelação nos céus indica que o verão está chegando.