Uma onda de frio vem tomando conta de parte do Brasil desde domingo (11), derrubando a temperatura em várias localidades. No estado de Santa Catarina, cidades como Urupema, Monte Castelo e São Joaquim registraram temperaturas abaixo de 0ºC na segunda-feira (12), a última chegando a ter neve.
Já na madrugada de terça-feira (13), o Rio de Janeiro (RJ) teve a temperatura mais baixa em 13 anos, com 8,3ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A última vez que a cidade sofreu com um frio tão intenso assim foi em 9 de julho de 2011.
- Leia também: Como a crise climática vai afetar o seu bolso?
Temperaturas negativas foram registradas em municípios catarinenses.Fonte: Getty Images/Reprodução
Em outros municípios, os recordes quebrados foram os deste ano. Isso aconteceu em Curitiba (PR) com 1,3ºC, Florianópolis (SC) com 5,5ºC, Goiânia (GO) com 6,2ºC e Belo Horizonte (MG) com 8ºC. Em São Paulo (SP), os termômetros marcaram 7ºC no domingo (11), a madrugada mais gelada desde 2022.
Segundo o Climatempo, a onda de frio mais acentuada desses últimos dias é resultado da formação de um ciclone extratropical em alto mar. O fenômeno contribuiu para a formação de um “corredor de vento” que distribuiu ventos gelados para diversas regiões, levando a um dos períodos mais rigorosos deste inverno.
Tempo pode mudar a partir de quinta-feira
A onda de frio no Brasil deve manter as temperaturas mais baixas até quarta-feira (14), principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Há, inclusive, chance de geada na próxima madrugada em alguns municípios dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Mudanças devem começar a aparecer no período da tarde, com um leve aumento da temperatura, chegando à máxima de 23ºC em São Paulo (SP) e 25ºC no Rio de Janeiro (RJ). No Sul, as máximas do dia devem ser de 17ºC em Florianópolis (SC), 18ºC em Curitiba (PR) e 19ºC em Porto Alegre (RS).
- Saiba mais: 2023 foi o ano mais quente da história e cientistas buscam soluções para a crise climática
Já na quinta-feira (15), a previsão do tempo aponta que as temperaturas devem voltar a subir, embora as mínimas possam permanecer baixas na região Sul, especialmente. Vale lembrar que o inverno termina no dia 22 de setembro.
Fontes