Direita ou esquerda: para que lado a Terra gira no sistema solar?

Por Jennifer Mariane Galdino de Queiroga Egues

04/08/2024 - 12:004 min de leitura

Direita ou esquerda: para que lado a Terra gira no sistema solar?

Fonte :  Getty Images

Imagem de Direita ou esquerda: para que lado a Terra gira no sistema solar? no tecmundo

Apenas observando o céu, você consegue deduzir para qual lado a Terra gira? O movimento terrestre é muito mais complexo e traz consigo diversas consequências para a manutenção da vida neste planeta.

Se você acredita que a Terra está parada, inerte no espaço e é toda a vizinha planetária que se movimenta, você não está sozinho, já houve cientistas que também pensassem assim, mas devo advertir que "e pur si muove".

Relembre os modelos do sistema solar, descubra para que lado a Terra gira e como fazer um experimento simples para aproveitar seu final de domingo.

Segundo o mito, após sua condenação pela ideia herética de que a Terra se movia, Galileu Galilei proferiu "porém se move", após se retratar.Segundo o mito, após sua condenação pela ideia herética de que a Terra se movia, Galileu Galilei proferiu "porém se move", após se retratar.

Heliocentrismo X Geocentrismo

Os telescópios ainda não foram inventados. Tudo o que você sabe sobre o universo está descrito em lendas, mitologia e discursos em praças, proferidos por pessoas que se demoram olhando os céus.

Para a humanidade, a resposta sobre o universo é simples: nós somos o centro do universo e tudo o que existe está girando em torno de nós. Até mesmo o Sol, em sua majestosa luz, gira ao nosso redor, servindo-nos.

Um exemplo sobre como o universo é visto segundo o modelo geocêntrico de mundo.Um exemplo sobre como o universo é visto segundo o modelo geocêntrico de mundo.

Esse é o modelo geocêntrico de mundo, onde a Terra está parada no centro do sistema, sendo circundada por todo restante da criação. Essa ideia perdurou por séculos e todos estavam felizes. Bom, quase todos.

Em 1543, Nicolau Copérnico, astrônomo e matemático polonês, lançou um livro. Mais polêmico que cinquenta tons de cinza, o de revolutionibus orbium coelestium (as revoluções dos orbes celestes) trazia um modelo matemático sobre o movimento da Terra, do Sol e de outros astros celestes.

Copérnico fez questão de lançar a polêmica quando ele mesmo estava deixando os palcos da vida. Ele faleceu pouco depois do lançamento de seu livro.Copérnico fez questão de lançar a polêmica quando ele mesmo estava deixando os palcos da vida. Ele faleceu pouco depois do lançamento de seu livro.

Estava lançada a pedra fundamental do heliocentrismo. Hoje, séculos depois, sabemos que as ideias de Copérnico, Galilei e tantos outros astrônomos estava correta. A Terra é apenas mais um dos corpos celestes que gira em torno de uma estrela.

Porém, se queremos nos achar especiais, também temos razão para isso, já que, aparentemente, somos o único planeta a comportar vida. Pelo menos, ao que se sabe até o momento.

Onde nasce o movimento?

Atualmente, acredita-se que o movimento tenha surgido com a criação do universo. Quando houve a explosão criadora, nuvens de poeira e partículas se puseram em movimento. No centro do sistema, o próprio Sol também realiza um movimento rotacional.

Esse movimento angular, girando e expandindo foi sendo mantido pelos corpos celestes que foram se formando ao longo dos milênios. A cada nova acreção, os planetas iam se desenvolvendo, crescendo, tomando forma e aumentando sua gravidade.

O conjunto de todos esses eventos, formou o que hoje chamamos de sistema solar, nossa casa na galáxia Via Láctea, que mantém seu movimento primordial

Terrae revolution

Agora com uma Terra de formato geoide e em movimento, podemos responder sua pergunta inicial. Para que lado o planeta gira? A Terra gira no sentido anti-horário, como quase todos os astros de nosso sistema. Vênus e Urano são as exceções.

Os dois planetas rebeldes, possuem movimentos um tanto quanto peculiares. Vênus, também conhecido como estrela- d'alva, gira em sentido horário. Já Urano, o mais 'diferentão', rola pelo espaço.

Apesar de um pouco inclinado, aproximadamente 23° (vinte e três graus), o eixo da Terra é considerado um eixo vertical. Ou seja, ela gira como uma bolinha em um espeto atravessado de norte a sul.

Acredita-se que Urano tenha sofrido uma colisão, que acabou alterando seu eixo de rotação.Acredita-se que Urano tenha sofrido uma colisão, que acabou alterando seu eixo de rotação.

O giro rotacional em torno desse eixo ocorre de oeste para leste, e é essencial para termos noites, dias, regulação das marés, circulação de ventos, entre tantos outros efeitos. Já um segundo movimento, que é translação, é o circuito que nosso planeta faz em torno do Sol, que nos conferem as estações do ano e a contagem de ano

As rotações, voltas completas em torno de si, levam aproximadamente 24 horas para serem completadas. Já as translações, levam 365 dias e algumas horas. Essas horas extras são somadas, e por isso, a cada quatro anos temos um ano bissexto, com 29 dias em fevereiro.

Tarefa de casa

Eu não quero que você simplesmente acredite em mim, mas que experimente por si o movimento da Terra e o sentido de seu giro, que, normalmente, não sentimos. Sabemos que o Sol "nasce" no leste e percorre seu caminho em direção ao oeste até se pôr. Isso acontece pelo sentido de rotação que é de oeste para leste. Um movimento anti-horário.

Para o experimento você precisará de uma lanterna, uma bola e uma caneta. Apoie a lanterna em um lugar fixo, pode ser um banco ou uma mesa. Escreva na bola "leste" e "oeste". Fique a vontade para desenhar ou colar continentes. O mundo é seu!

Devido à inclinação terrestre e o movimento de translação, o Sol pode nascer em diferentes partes do horizonte, mas sempre no leste.Devido à inclinação terrestre e o movimento de translação, o Sol pode nascer em diferentes partes do horizonte, mas sempre no leste.

Ilumine seu novo mundo e gire-o segurando por onde seriam os polos. Faça o movimento de oeste para leste. Lembrando que nas coordenadas, o oeste está à sua esquerda e o leste à sua direita. Você perceberá que quando gira seu próprio planeta, a face leste vai aos poucos se iluminando, enquanto a luz da lanterna vai sumindo ao oeste.

Se você girar no sentido contrário, leste para oeste (direita para esquerda), perceberá que o Sol nasceria hoje, onde ele se põe no horizonte. E nessa dança, o nosso planeta vai girando com nasceres e pores do Sol magníficos na existência do universo.

Gostou do nosso resumo de geofísica?  Então, que tal descobrir o que aconteceria com os seres vivos se a Terra girasse mais rápido? Continue acompanhando a TecMundo e nos conte em nossas redes sociais o que mais você gostaria de ver por aqui. Até a próxima!

Estudante da área da saúde e ex-aspirante à Física.