Levitação magnética: a nova fronteira de física que desafia a gravidade

Imagem de: Levitação magnética: a nova fronteira de física que desafia a gravidade
Imagem: Getty Images

O conceito de levitação começou a se popularizar após livros, filmes e séries abordarem o tema por meio da representação de poderes mágicos ou avanços tecnológicos que permitem que veículos flutuem — como nos carros do filme O Quinto Elemento (1997) ou no hoverboard De Volta para o Futuro 2 (1989).

Nos últimos anos, os cientistas têm apresentado resultados que colocam esse conceito em um novo patamar; levitar realmente é possível, mas pela levitação magnética. Também conhecido como maglev (magnetic levitation), a levitação magnética é um tema é muito real.

O objetivo dos pesquisadores da área é utilizar campos magnéticos para propulsionar objetos sem causar nenhum contato entre as superfícies. Ou seja, com essa tecnologia, é possível que trens se movam sobre os trilhos como se estivessem levitando.

O que é levitação magnética?

O melhor exemplo desse efeito é realizar um experimento com dois ímãs de pólos iguais: ao aproximá-los, eles serão repelidos pela força magnética. A levitação magnética aproveita justamente essa reação para levitar um objeto e propulsioná-lo em um sistema flutuante. Literalmente, sem nenhum contato físico entre os ímãs.

Um clássico exemplo dessa tecnologia são os trens Maglev utilizados na China. Devido à falta de contato entre as superfícies, esses veículos são capazes de atingir altas velocidades. Por enquanto, a maioria das aplicações dessa tecnologia está focada na área de transportes, mas os pesquisadores apontam que a levitação ainda será amplamente utilizada nas áreas espacial, médica e muitas outras.

A primeira linha comercial de trens Maglev foi lançada em Xangai, na China, em 2004.A primeira linha comercial de trens Maglev foi lançada em Xangai, na China, em 2004.Fonte:  Wikimedia Commons

Na Europa, a empresa italiana IronLev testou o primeiro trem Maglev em uma ferrovia em Veneza, na Itália. O veículo percorreu dois quilômetros e atingiu a velocidade de 70 km/h. Apesar da velocidade relativamente baixa, a companhia considerou o experimento um sucesso, pois os testes podem abrir as portas para a utilização da levitação magnética no país.

Possíveis aplicações da levitação magnética

Além dos trens Maglev, a levitação magnética já está sendo utilizada em diversas indústrias para reduzir atritos em máquinas industriais. Esse efeito também é amplamente estudado pela área científica.

Recentemente, um time de cientistas do Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa (OIST), no Japão, publicou um estudo sobre um sistema que pode levitar um objeto sem consumir nenhum tipo de energia.

A imagem apresenta o resultado de um teste de levitação magnética, onde o objeto permanece flutuando sem consumir energia.A imagem apresenta o resultado de um teste de levitação magnética, onde o objeto permanece flutuando sem consumir energia.Fonte:  Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa (OIST)

“Se for suficientemente resfriada, nossa plataforma levitante poderá superar até mesmo os gravímetros atômicos mais sensíveis desenvolvidos até o momento. Alcançar esse nível de precisão requer uma engenharia rigorosa para isolar a plataforma de perturbações externas, como vibrações, campos magnéticos e ruído elétrico. Nosso trabalho contínuo se concentra em refinar esses sistemas para desbloquear todo o potencial desta tecnologia”, disse o professor do OIST e coautor do artigo, Jason Twamley.

Conforme os pesquisadores explicam, o estudo do tema pode resultar no desenvolvimento de sensores ultraprecisos e em outras tecnologias da área. De qualquer forma, eles devem continuar realizando mais testes a fim de utilizar a tecnologia em diversas aplicações — talvez mais futuristas do que podemos imaginar.

Curtiu o conteúdo? Então, aproveite para descobrir por que o grafeno é a nova aposta na supercondutividade. Não esqueça de compartilhar a matéria em suas redes sociais. Até a próxima!