Um veículo que carregava material radioativo foi roubado em São Paulo, informou a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) nesta quinta-feira (4). O material está contido em uma embalagem de chumbo, mas a manipulação inadequada pode causar danos à saúde.
O roubo aconteceu na segunda-feira (1), segundo a Nota à Sociedade. O veículo e o material radioativo estavam sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante.
A publicação menciona que o conteúdo está guardado em embalagens de chumbo, material que blinda e impede a emissão de radiação para o ambiente. Contudo, a manipulação irregular pode causar danos à saúde.
O material radioativo está contido em uma embalagem de chumbo.Fonte: CNEN/Divulgação
Esse tipo de ocorrência não é inédito, porém. Em 2012, um carro com produto radioativo foi roubado no Rio de Janeiro. Na época, o CNEN também foi acionado e alertou a população para o risco de contaminação da manipulação do material.
O veículo e o material estão identificados com o selo internacional de radioatividade.Fonte: CNEN/Divulgação
O CNEN alerta que, caso alguém encontre o material, mantenha distância segura e entre em contato com a entidade pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 ou acione a polícia.
Na publicação original, o CNEN não mencionou características detalhadas do veículo, tampouco a placa. O local do furto também não foi especificado.