Cientistas criam Lego de poeira cósmica para construção de abrigos na Lua

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas criam Lego de poeira cósmica para construção de abrigos na Lua
Imagem: LEGO/ Divulgação

Cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA) estão desenvolvendo "tijolos espaciais" inspirados em peças LEGO para projetar abrigos na Lua. A ideia dos pesquisadores é utilizar a própria poeira espacial para a construção de estruturas sólidas no satélite, visando reduzir os custos de viagens espaciais e do envio de materiais da Terra.

Nos testes, os cientistas utilizaram a poeira de um meteorito encontrado no nordeste da África em 2000, com 4,5 bilhões de anos, que possui material semelhante ao da superfície da Lua, o regolito.

Para a construção das peças em 3D, o grupo precisou moer parte do meteorito e misturar a poeira cósmica com poliácido lático e simulador de regolito.

Com um formato clássico do estilo Lego, os tijolos podem se encaixar um no outro, permitindo que os construtores montem bases em diferentes estruturas. Confira abaixo o vídeo divulgado pela Agência Espacial Europeia no X:

"Foi, ao mesmo tempo, divertido e útil para entender cientificamente os limites dessas técnicas. Nunca construíram uma estrutura na Lua, então temos que descobrir não apenas como construí-las, mas também de que material fazê-las, já que não podemos levar nenhum material conosco", comentou Aidan Cowley, porta-voz da ESA.

LegoOs tijolos de poeira cósmica se encaixar um no outro, permitindo a construção em diferentes estruturas (Foto: divulgação/LEGO)

Exposição do projeto

O projeto, realizado em parceria com a LEGO, será tema de exposição em alguns países da Europa e da América do Norte. Lojas selecionadas dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Países Baixos e Austrália receberão as peças entre os dias 20 de julho e 20 de setembro.

Curtiu o conteúdo? Conte para gente em nossas redes sociais e aproveite para compartilhar a matéria com os seus amigos. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.