No topo da Tabela Periódica: saiba qual é o elemento químico mais pesado?

2 min de leitura
Imagem de: No topo da Tabela Periódica: saiba qual é o elemento químico mais pesado?
Imagem: Getty Images

O senso comum pode nos dizer que o elemento mais pesado da tabela periódica deve ser um metal, mas nada em química e física é tão simples. Além disso, a resposta pode ser diferente dependendo do que você entende por "pesado".

Com quase toda certeza, essa já deve ter sido uma questão da prova de química no ensino médio. Mas será que a resposta que você tinha para dar, era a mesma que o professor pensou?

Algumas respostas podem ser aceitas como corretas, principalmente se considerarmos peso, alta densidade e tempo de vida como critérios de desempate. Vem conferir se você acertaria um dos elementos!

Quem nunca sofreu para encontrar um elemento na tabela periódica?Quem nunca sofreu para encontrar um elemento na tabela periódica?Fonte:  Getty Images 

Candidatos a peso pesado da tabela periódica

De cara poderíamos responder que o elemento mais pesado da tabela periódica é o oganessônio, no canto inferior direito da tabela. Ele é o 118º elemento e tem massa atômica de 294 u. Descoberto em 2006 no Instituto Unificado de Pesquisa Nuclear, na Rússia, e seu nome homenageia o físico nuclear Yuri Oganessian.

Com uma meia-vida de milissegundos, o seu peso e propriedades foram estimados em previsões teóricas, já que uma medição direta ainda não foi possível. Outra característica interessante é que esse elemento se enquadra como um gás nobre, o que pode ser bem surpreendente, já que estamos acostumados a pensar que gases não possuem peso.

Mas será que ele é de fato o mais pesado?Mas será que ele é de fato o mais pesado?Fonte:  Getty Images 

Todavia, como eu disse antes, nem tudo é tão simples. Se você olhar atentamente, perceberá que o vizinho tenessino, ou tenesso (117), também possui uma massa de 294 u. Seria um belo empate.

Assim como seu concorrente, possui uma meia vida de milissegundos e é difícil de ser produzido. Isso implica em como os pesquisadores conseguem analisar e medir as propriedades do elemento.

Entretanto, segundo os modelos, o tenessino perde a disputa por questão técnica de distribuição nuclear entre prótons, elétrons e força de ligação. O comportamento atômico e suas propriedades são estudadas de forma quase totalmente indireta. Mas nada garante que ele não possa assumir o prêmio algum dia. 

Um quilo de chumbo ou um quilo de penas?

Eu sei que você tinha pensado no chumbo e de certo modo, tem razão. Se o que estivermos considerando seja apenas elementos naturais e estáveis, ou seja, que não "desaparecem" com o tempo, o chumbo seria o grande campeão.

O símbolo do chumbo é Pb, pois tem origem no latim Plumbum.O símbolo do chumbo é Pb, pois tem origem no latim Plumbum.Fonte:  Getty Images 

Uma curiosidade extra: peso e densidade são coisas distintas, apesar de serem dependentes. Nesse caso, os elementos anteriormente citados não serviriam caso a questão procurasse pelo mais denso. Se esse fosse o caso, os elementos que você procura são o ósmio (76) e o irídio (77).

Desse modo, como o tenessino e o oganessônio, há um empate e a literatura pode ser um pouco conflitante.  Apesar de não parecer, a tabela periódica passa por revisões constantes e novidades são produzidas e estudadas diariamente em laboratórios pelo mundo. Quem sabe logo não tenhamos outros elementos nessa disputa?

Gosta de química e física e quer saber mais sobre os elementos? Então aproveita para entender como a, matéria escura pode ter uma tabela periódica exclusiva de elementos invisíveis. Para mais curiosidades e para ficar por dentro das novidades científicas, continue acompanhando o TecMundo!


Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.