A busca por vida alienígena se tornou prioridade na NASA: o ambicioso projeto do Observatório de Mundos Habitáveis (HWO) saiu do papel. Proposto em 2020, em um estudo da Academia Nacional de Ciências dos EUA, o grande telescópio espacial infravermelho/óptico/ultravioleta já está em fase de desenvolvimento.
Pelo menos três empresas de renome – BAE Systems, Lockheed Martin e Northrop Grumman – receberam um aporte de recursos de US$ 17,5 milhões (R$ 94 milhões) para pesquisar soluções ópticas inovadoras, desenvolver uma infraestrutura de modelagem integrada e aprimorar tecnologias para o funcionamento do telescópio.
Com o início dos trabalhos previstos para agosto, a missão HWO pretende enviar ao espaço “o primeiro telescópio projetado especificamente para procurar sinais de vida em planetas que orbitam outras estrelas”, segundo o site da NASA. Ou seja, capturar imagens diretas de planetas parecidos com o nosso, orbitando estrelas semelhantes ao nosso Sol.
Como a NASA pretende encontrar vida extraterrestre?
Uma estrela em cada cinco pode ter um planeta parecido com a Terra, dizem os cientistas.Fonte: Getty Images
Além de identificar e criar imagens diretas de pelo menos 25 mundos potencialmente habitáveis, o HWO terá também a capacidade para realizar pesquisas espectroscópicas em busca de “bioassinaturas” químicas nas atmosferas desses planetas. Isso significa a presença de moléculas de gases atmosféricos produzidos ou consumidos por organismos vivos, como oxigênio e metano.
O objetivo é um mundo com algumas características parecidas com o nosso, como tamanho, massa, composição rochosa, distância da estrela, atmosfera, entre outras. Porém, não garante nem a existência de vida nem que possa haver vida baseada em uma química totalmente diferente da nossa.
Por isso, a empresa espacial norte-americana pretende projetar o HWO com base nos estudos conduzidos para dois conceitos projetados para futuras missões: o Large Ultraviolet Optical Infrared Surveyor (LUVOIR) e o Habitable Exoplanets Observatory (HabEx).
Quais os equipamentos já encomendados pela NASA para o HWO?
As três propostas selecionadas pela NASA visam atender a algumas especificações técnicas anunciadas pela agência espacial em janeiro. Para atender a essas particularidades, o equipamento deve ser capaz de entregar, "simultaneamente, capacidades poderosas para descobertas astrofísicas transformacionais, desde o nosso quintal cósmico do sistema solar até o universo distante e tudo o que há no meio".
Um desses equipamentos seria um novo coronógrafo, instrumento que observa objetos fracos e tênues próximos de fontes de luz fortíssimas, como estrelas. No caso do HWO, esse dispositivo terá que ser milhares de vezes mais eficiente, a ponto de bloquear a luz da estrela hospedeira.
Outro equipamento encomendado consiste em um sistema óptico extremamente estável e preciso. Esse conjunto de lentes, espelhos e outros dispositivos terá que permanecer estacionário, ou seja, imóvel e sem vibrações, para captar imagens da largura de um átomo durante uma observação.
- Descubra: O que é a hipótese da “Floresta Negra”?
Será que estamos mais perto do que nunca de descobrir vida fora da Terra? Continue de olho aqui no caderno de Ciência do TecMundo para acompanhar detalhes dessa missão. Até mais!
Fontes
Categorias