Às 06h25 do sábado (horário de Brasília), dia 29 de junho, um evento astronômico poderá ser visto nos céus do hemisfério Norte e Sul: um alinhamento planetário, popularmente conhecido como "desfile planetário". No caso do Brasil, poderão ser vistos: Saturno, Marte, Júpiter e a Lua.
Os alinhamentos planetários têm ocorrido, desde 2022, em junho, e neste ano não será diferente. Embora seja comum a presença de vários planetas no céu ao mesmo tempo, quando três ou mais se alinham em uma aparente linha reta, isso constitui um alinhamento planetário.
Na verdade, os planetas não ficam "em fila", como em uma linha reta no espaço. O espetáculo, embora belo de se ver, é uma ilusão de ótica. Ou seja, uma coincidência sob a perspetiva da Terra, devido à posição e inclinação dos planetas em suas órbitas, naquele momento específico.
Como será o alinhamento planetário do dia 29 de junho?
Representação artística do alinhamento planetário do dia 29 de junho.Fonte: Stellarium
Diferente da conjunção planetária que aconteceu no dia 3 de junho, no amanhecer deste sábado os planetas estarão "praticamente alinhados". Isso porque, Saturno está distante se comparado aos seus colegas astronômicos, o que pode ocasionar uma leve distorção a olho nu.
Mas ainda assim, é considerado um "desfile de planetas" capaz de encantar o céu. No Brasil, por exemplo, os astros vão ser amplamente visíveis em Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Florianópolis.
Como posso observar o alinhamento planetário?
Como ocorre com todos os eventos celestes, é aconselhável que você encontre um local com céu aberto, desimpedido de árvores ou prédios altos. Também é importante que a área seja parcialmente livre da poluição luminosa das grandes cidades. Como citado, quem estiver nas regiões abaixo devem se atentar para apreciação do fenômeno:
- Manaus: o cenário, para quem mora nessa e outras regiões próximas, será visível entre às 04h45 e 05h25 – visto que não se encontram no horário de Brasília;
- Rio de Janeiro: neste caso, é necessário encontrar um local que esteja virado para a direção certa do fenômeno. As praias que se encontram entre Copacabana e o Centro são ótimas opções;
- São Paulo: aqui: quanto mais alto, melhor. Afinal, em uma cidade rodeada por arranha-céus, é preciso estar em um ambiente amplo para visualizar a amplitude do espetáculo;
- Recife: seguindo o horário de 06h25 (Brasília), os moradores terão uma ótima visão dos planetas por estarem nas praias do Nordeste, que ficam viradas ao Leste – melhor direção para apreciar o fenômeno;
- Florianópolis: prefira locais virados para o oceano, onde a linha do horizonte é mais fácil de ser observada.
Zonas rurais ou locais remotos podem ser boas opções. Aí é só torcer para que não ocorram nuvens nem chuvas na hora.
- Leia também: Jupiter, Satuno, Urano e Netuno se formaram perto do Sol e depois migraram para mais longe
Embora binóculos com aumento de 7x a 10x possam ser utilizados, os astros vão estar visíveis sem qualquer instrumento. Caso opte por usar, os planetas poderão ser observados individualmente ao amanhacer.
Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais assuntos como esse aqui no TecMundo e aproveite para conhecer os 126 exoplanetas exóticos revelados em novo catálogo da NASA. Até a próxima!
Fontes
Categorias