Recentemente, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) revelou uma série de projetos que estão programados para os próximos anos. Ao todo, seis projetos foram aprovados no programa Conceitos Inovadores Avançados (NIAC), incluindo um programa que planeja construir um sistema ferroviário para facilitar a movimentação de cargas na Lua.
Todos os conceitos escolhidos já concluíram a fase inicial do NIAC e, na Fase II, eles receberão até US$ 600 mil (cerca de R$ 3 milhões na cotação atual) para trabalhar durante os próximos dois anos. O dinheiro será utilizado para resolver todos os obstáculos técnicos. Apenas quando tudo estiver concluído, os projetos selecionados poderão avançar para a fase final e até ganhar um valor adicional.
O projeto que deseja construir um sistema ferroviário na superfície da Lua é chamado de FLOAT, uma sigla para Flexible Levitation On A Track (Levitação Flexível em Trilhos). A ideia dos engenheiros é desenvolver um sistema ferroviário de levitação que permita transportar as cargas necessárias para o trabalho dos astronautas; de forma confiável, eficiente e autônoma.
“Esses conceitos diversos, semelhantes aos da ficção científica, representam uma classe fantástica de estudos de Fase II. Nossos bolsistas do NIAC nunca param de surpreender e inspirar, e esta aula definitivamente dá à NASA muito em que pensar em termos do que é possível no futuro”, disse o executivo do programa NIAC na sede da NASA em Washington, John Nelson, em um comunicado oficial da agência espacial.
Sistema ferroviário na Lua
Segundo a NASA, o objetivo é construir malhas ferroviárias na superfície lunar para facilitar o transporte de cargas úteis entre a base, as zonas de pouso, locais de mineração e áreas de extração do regolito (rochas lunares). Os trilhos do sistema não serão exatamente fixos e serão posicionados diretamente sobre o solo lunar; portanto, será necessário preparar o local antes da construção.
A imagem mostra um exemplo do sistema ferroviário de flutuação levando regolito lunar; o contrato de desenvolvimento foi concedido à companhia multinacional Northrop Grumman.Fonte: NASA / Ethan Schaler
A ideia da NASA é oferecer um projeto ferroviário para apoiar as operações de uma base lunar criada para mineração, provavelmente já na década de 2030. Nesta segunda fase do programa, o FLOAT será construído de forma reduzida em um ambiente semelhante à superfície lunar, a fim de compreender quais serão as dificuldades para 'tirar o objetivo do papel'.
“[O projeto] Levitação Flexível em Trilhos seria um sistema ferroviário lunar, fornecendo transporte confiável, autônomo e eficiente de carga útil na Lua. Este sistema ferroviário poderá apoiar as operações diárias de uma base lunar sustentável já na década de 2030. Ethan Schaler lidera o FLOAT no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia”, a NASA descreve.
Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais curiosidades sobre a Lua aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender como 'segunda Lua da Terra' pode ter sido formada em cratera no satélite natural.
Categorias