Neste ano, será comemorado o aniversário de 55 anos desde que a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) realizou o lançamento da Apollo 11, a primeira missão tripulada enviada para a superfície da Lua. Na ocasião, Neil Armstrong saiu da espaçonave, deu os primeiros passos no satélite natural e disse a frase icônica: "esse é um pequeno passo para o homem, mas um salto gigantesco para a humanidade".
Há alguns meses, o site argentino Página 12 publicou um vídeo em seu perfil no YouTube que mostra as tentativas fracassadas dos astronautas andarem na superfície da Lua. O curto vídeo apresenta Neil Armstrong e Buzz Aldrin tentando fazer os primeiros passos na Lua, mas eles demonstram dificuldades devido às diferenças de gravidade entre o satélite e a Terra.
Mesmo com os rigorosos treinamentos da NASA, o vídeo revela que o ambiente lunar apresenta diversas dificuldades para os astronautas. Após algumas quedas que chegam a ser engraçadas, ambos os astronautas conseguem caminhar na superfície de nosso satélite natural. A missão foi lançada em 16 de julho de 1969, mas Armstrong e Aldrin só alcançaram o solo lunar no dia 20 do mesmo mês.
“O principal objetivo da Apollo 11 era concluir um objetivo nacional estabelecido pelo Presidente John F. Kennedy em 25 de maio de 1961: realizar um pouso tripulado na Lua e retornar à Terra. A Apollo 11 foi lançada a partir do Cabo Kennedy em 16 de julho de 1969, levando o Comandante Neil Armstrong, o Piloto do Módulo de Comando Michael Collins e o Piloto do Módulo Lunar Edwin 'Buzz' Aldrin para uma órbita inicial da Terra de 114 por 116 milhas (aprox. 187 km)”, a NASA descreve em uma publicação.
Uma queda na Lua
Quando pousou na Lua durante a missão Apollo 16, o astronauta John Young revelou que sofreu uma pequena queda na superfície lunar após um salto quase acrobático; após pular, a gravidade permitiu que ele subisse por mais de um metro de altura. Apesar de ter passado por um momento amedrontador, Young não se feriu e conseguiu se levantar sem nenhum problema.
“Decidi participar e dei um grande impulso para fora da lua, chegando a cerca de 1,2 metros de altura. Mas quando me endireitei, o peso da minha mochila me puxou para trás. Agora eu estava caindo de costas. Tentei me corrigir, mas não consegui, e enquanto meu coração se enchia de medo, caí de 1,2 metros, batendo forte — direto na minha mochila”, Young descreveu no llivro Moonwalker, dos autores Charlie e Dotty Duke.
A gravidade pode até parecer suavizar a queda, mas isso não aconteceria em todos os casos. Por exemplo, caso um astronauta caísse em uma cratera de 100 metros, ele cairia a até 64,4 quilômetros por hora — provavelmente, o astronauta se machucaria, mas talvez não seria uma queda mortal.
Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais curiosidades como essa aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para conhecer os efeitos das viagens espaciais no corpo de astronautas.
Fontes
Categorias