Live da NASA sobre OVNIs; veja o que sabemos

4 min de leitura
Imagem de: Live da NASA sobre OVNIs; veja o que sabemos
Imagem: NASA

Nesta quinta-feira (14), a NASA divulgou um relatório com mais de 30 páginas sobre investigações envolvendo Fenômenos Anômalos Não Identificados (OVNI, UFO ou UAP). Durante a apresentação, quatro especialistas da NASA comentaram mais sobre o relatório e responderam perguntas de jornalistas convidados.

De acordo com o administrador da NASA, Bill Nelson, o grupo não encontrou nenhum sinal de que os eventos de UAPs tem relação com qualquer tipo de vida extraterrestre. De qualquer forma, a equipe independente não encontrou nenhuma resposta para o fenômeno, mas eles afirmam estar comprometidos com as próximas análises de dados de observações de OVNIs.

S  NASA 
A NASA anunciou que escolher um novo diretor para o grupo investigativo de UAPs, contudo, não revelou seu nome.

Conforme explica a administradora associada da Diretoria de Missões Científicas da NASA, Nicola Fox, o comitê investigativo utilizará inteligência artificial (IA) e técnicas de aprendizado de máquina (machine learning) para analisar os dados, visando entender a realidade dos avistamentos de OVNIs.

O subadministrador adjunto assistente para pesquisa na Diretoria de Missões Científicas da NASA, Dan Evans, afirma que compreender os UAPs é necessário para a segurança do espaço aéreo dos Estados Unidos e que a investigação representa um grande avanço no estudo sobre o tema.

O presidente do grupo investigativo, David Spergel, explica que a motivação da NASA não é replicar o trabalho do All-domain Anomaly Resolution Office (AARO), mas sim entender a natureza dos UAPs — a AARO é um comitê escolhido pelo pentágono para buscar respostas sobre o tema. Para ele, o estigma é um grande problema, pois muitos pilotos e outros profissionais preferem não comentar sobre os avistamentos por conta do aspecto estigmatizado do assunto. “Estudando temas que não compreendemos, é assim que começamos a entendê-los”, disse Spergel durante a transmissão.

Destaques do relatório divulgado pela NASA

Novo diretor de pesquisa

No prefácio do relatório, a NASA anunciou que elegeu um novo diretor do grupo de investigação dos Fenômenos Anômalos Não Identificados (UAP). O nome dele não será revelado para proteger a sua idoneidade.

“O novo Diretor de Pesquisa de OVNIs da NASA desenvolverá e supervisionará a implementação da visão científica da NASA para a pesquisa de OVNIs, incluindo o uso da experiência da NASA para trabalhar com outras agências para analisar OVNIs e aplicar inteligência artificial e aprendizado de máquina para procurar anomalias nos céus", disse o administrador da NASA, Bill Nelson.

Recomendações para análises mais robustas

A recomendação da equipe de investigação é que a NASA precisa continuar com a pesquisa para 'desempenhar um papel proeminente no esforço do governo para compreender os OVNIs, promovendo o estudo e a coleta de dados dos OVNIs'.

A pesquisa realizada por uma equipe externa recomenda que a NASA utilize recursos de código aberto, técnicas de análise de dados, diferentes aplicações tecnológicas e crie parcerias para possibilitar um conjunto de dados mais robusto a fim de auxiliar na compreensão dos OVNIs.

Conclusões

A partir de dados coletados por entidades governamentais e civis, a NASA explica que a maioria dos avistamentos pode ser explicados por balões, drones, aviões, eventos comuns da natureza, entre outras possibilidades.

No início do relatório, é apresentada a foto de um sprite, um campo elétrico quase-eletrostático gerado por relâmpagos que ocorrem durante tempestades; comumente, as pessoas confundem esses fenômenos com UFOs. Contudo, alguns casos continuam sem explicação.

NASA e os OVNIs

O documentarista James Fox, responsável pelos documentários The Phenomenom (2020) e Moment of Contact (2023), estava presente durante o painel e questionou o porquê de a NASA determinar que os UAPs não são de origem extraterrestre, já que os investigadores independentes não conseguiram explicar o que é o fenômeno.

Apesar de o anúncio oficial descrito por Nelson afirmar que os UAPs não foram identificados como vida extraterrestre, a opinião dele é de que o universo é muito vasto para não existir nenhuma vida além da civilização humana. Ele também diz que a NASA começou a pesquisar sobre UFOs para mudar a relação da sociedade com o tema; deixando assim a abordagem sensacionalista criada pela indústria do entretenimento e pelo próprio folclore em torno do tema, para focar na ciência.

s  NASA 
Um dos comentários que foram mais repetidos durante a transmissão da NASA é que os investigadores querem mudar a abordagem da sociedade em relação ao tema, de sensacionalismo para ciência.

Em relação aos dois supostos corpos de alienígenas apresentados no Congresso do México, Spergel afirma que o governo mexicano deveria apresentar amostras para outros cientistas estudarem e, assim, a humanidade poderá compreender se realmente são seres de origem não humana.

A equipe de investigação também comentou sobre as alegações de David Grusch: a opinião de Nelson é que faltam evidências nos relatos de Grusch. O administrador da NASA afirma que as declarações do denunciante foram que ele 'ouviu' de outras pessoas que supostamente trabalham em projetos ultrassecretos do governo, mas ele não apresentou nenhum fato.

Mantenha-se atualizado sobre ciência aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite saber mais sobre o site que o Pentágono lançou com foco em investigações sobre OVNIs.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.