De acordo com os astrônomos, o melhor momento para observar a maioria dos planetas do Sistema Solar é quando eles estão do lado oposto do Sol, um fenômeno recorrente conhecido como oposição planetária. Neste domingo, dia 27 de agosto de 2023, Saturno passará por uma oposição planetária que permitirá observá-lo a olho nu — claro, em relação à Terra.
Será possível observar Saturno em seu melhor momento; ao visualizar a olho nu, o planeta parecerá um ponto amarelo super brilhante. Contudo, se você quiser ver alguns detalhes de Saturno, como os anéis, será necessário utilizar um pequeno telescópio — assim como o planeta, os anéis aparecem muito mais brilhantes durante a oposição.
Na oposição planetária, Saturno ficará localizado no lado oposto da Terra a partir do Sol, ou seja, o planeta estará a 180 graus do Sol. Por conta desse posicionamento, Saturno refletirá ainda mais a luz do Sol e se tornará mais visível e brilhante durante o dia 27 de agosto, principalmente, no céu noturno.
Neste caso, Saturno estará mais visível, mas a oposição planetária também ocorre com Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.Fonte: Vito Technology Inc./Star Walk
“Geralmente, quando se observa Saturno através de um telescópio antes ou depois da oposição, os anéis parecem tão brilhantes como o globo do planeta. Durante dias, próximo ao período da oposição, no entanto, os anéis repentinamente se intensificam em brilho aparente, ofuscando o globo antes de voltarem à sua aparência normal”, disse o astrônomo Stephen James O'Meara em um artigo na revista Astronomy.
Oposição planetária, Saturno e efeito seelinger
Durante a oposição planetária, é esperado que também aconteça o Efeito Seeliger por alguns dias, um evento que oferece um visual mais brilhante aos anéis de Saturno. Em poucas palavras, é como se o Sol estivesse iluminando tanto o planeta que não é projetada nenhum tipo de sombra, restando apenas o brilho da luz.
A imagem acima apresenta o efeito criado pelo Efeito Seeliger.Fonte: Christopher Go/Astronomy
Saturno poderá ser observado a olho nu como um ponto ligeiramente amarelo no céu nortuno, mas outros objetos cósmicos também oferecem visuais incríveis. Anualmente, alguns planetas do Sistema Solar passam pela oposição planetária, por exemplo, o planeta Netuno entrará em oposição no dia 19 de setembro; no dia 3 de novembro, é o momento de Júpiter. Apenas Marte é a exceção, pois sua oposição ocorre apenas a cada 27 meses.
“Dois processos físicos principais levam ao efeito Seeliger: ocultação de sombras e retroespalhamento coerente. Quando vemos Saturno diretamente iluminado pelo Sol (como acontece durante a oposição), a sombra do planeta “se esconde” atrás do globo, colocando mais superfície do anel à vista. Como resultado, os anéis parecem ficar mais brilhantes. O mesmo ângulo de iluminação direta também faz com que as sombras das partículas individuais nos anéis desapareçam temporariamente, melhorando o resultado”, O'Meara explica.
Gostou do conteúdo? Então, mantenha-se sempre atualizado sobre as últimas notícias da astronomia aqui no TecMundo!
Fontes
Categorias