Na última terça-feira (25), pela primeira vez desde 2009, a Estação Espacial Internacional (ISS) passou por uma grande queda de energia temporária. A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) comentou que a interrupção de energia cortou a comunicação com os astronautas que estão em missão na estação.
A interrupção durou cerca de 90 minutos, contudo, a agência espacial afirma que a tripulação não correu perigo em nenhum momento, inclusive, a equipe terrestre conseguiu entrar em contato com os astronautas após cerca de 20 minutos — eles utilizaram recursos russos.
Desde que a ISS se tornou completamente operacional em 2009, foi a primeira vez que a agência precisou utilizar sistemas de backup para entrar em contato com a tripulação. O problema aconteceu durante atualizações de um sistema na sede da NASA, que já estava programado para acontecer.
A imagem apresenta os astronautas Sergey Prokopyev, a esquerda, e Woody Hoburg, a direita; a interrupção durou aproximadamente 90 minutos, mas a comunicação foi restabelecida após 20 minutos.Fonte: NASA
"Temos feito algumas atualizações ... para adicionar alguma confiabilidade aos nossos sistemas de energia. Perdemos a energia, a telemetria, o comando e a voz da Estação Espacial Internacional. Sabíamos que este trabalho estava acontecendo e, em preparação para isso, temos um sistema de comando e controle de backup que usaríamos se tivéssemos que fechar o centro de emergência meteorológica - especialmente importante durante a temporada de furacões"” disse o gerente do programa da estação espacial, Joel Montalbano, durante uma coletiva de imprensa.
A tripulação da 69º expedição da ISS inclui os astronautas Frank Rubio, Woody Hoburg e Stephen Bowen, Roscosmos Dmitri Petelin, Andrey Fedyaev, Sergey Prokopyev e Sultan Alneyadi.
NASA explica mistério
Montalbano disse que foi um problema no sistema terrestre da agência espacial, por isso, os astronautas não passaram por nenhuma situação de perigo. A interrupção de energia foi resultado de atualizações no sistema de energia terrestre do edifício no Johnson Space Center de Houston, nos Estados Unidos, que já estavam programadas.
- Saiba também: Entenda porque a NASA não usa lápis no espaço
Apesar do planejamento da atualização, a NASA afirma que não estava esperando pela interrupção de energia. Ou seja, a interrupção misteriosa foi uma surpresa para a equipe terrestre da agência e para os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional. De qualquer forma, o problema já foi resolvido.
“Conseguimos conversar com a tripulação por meio de recursos russos cerca de 20 minutos após a falha. Não foi um problema a bordo. Foi puramente um problema de solo. Novamente, nenhum impacto na segurança da tripulação ou do veículo, e vamos entender melhor o que aconteceu e então tirar as lições aprendidas e seguir em frente”, acrescentou Montalbano durante a coletiva.
Mantenha-se sempre atualizado sobre ciência e tecnologia aqui no TecMundo!
Fontes
Categorias