Em 1887, o astrônomo italiano Giovanni Virginio Schiaparelli popularizou a ideia de que existiam canais artificias na superfície de Marte, após realizar observações mais próximas do planeta; um efeito causado pela pareidolia. Recentemente, uma nova imagem divulgada de Marte mostra uma estrutura semelhante com o esqueleto de uma espinha dorsal humana.
A observação foi realizada pela cientista Dra. Nathelie Cabrol, mas ela explica que, obviamente, não se trata de uma espinha dorsal humana de ou ossadas fossilizadas reais; esse efeito visual é causado por um fenômeno chamado pareidolia. Cabrol afirma que a formação peculiar faz parte de restos de sedimentos rochosos que passaram por um processo natural de erosão, até chegar até a aparência peculiar vista na imagem.
O que é pareidolia?
A pareidolia é um fenômeno que afeta a mente de todos os seres humanos, distorcendo a percepção de um estímulo visual abstrato. Por exemplo, é o caso quando alguém consegue ver o rosto de Albert Einstein em uma nuvem ou o rosto de Jesus em uma torrada — ou qualquer outra coisa, trata-se de um engano perceptivo ao observar um objeto visual.
A estrutura da imagem até é semelhante a uma espinha dorsal, contudo, é apenas um efeito visual causado pela pareidolia,Fonte: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/MSSS/SWNS
“Em 20 anos estudando Marte, essa é a rocha mais bizarra que já vi. Mal posso esperar para ter uma imagem microscópica desta... Faz parte de uma cratera Gigapan da Gale que você pode ver [no site da Gigapan]”, disse a Dra. Nathelie Cabrol.
Espinha dorsal em Marte?
Não é a primeira vez que estruturas de Marte são confundidas, por exemplo, um dos casos mais famosos é a 'Face de Marte', quando uma imagem divulgada pela NASA apresentou uma estrutura rochosa que se assemelhava a um rosto humano. Outras estruturas marcianas também já foram confundidas com patos, flores e até prédios.
A imagem foi computadorizada pelo especialista Neville Thompson e renderizada pela empresa Gigapan. A fotografia foi digitalizada a partir de arquivos brutos capturados pelo rover Curiosity no dia 31 de março de 2023.
A imagem apresenta detalhes da formação rochosa marciana semelhante a uma espinha dorsal.Fonte: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/MSSS/SWNS
“Muitas vezes, as rochas de formato estranho têm sua origem no passado antigo, quando a água líquida se infiltrou pelas rachaduras na rocha, trazendo minerais junto com eles. Esses minerais eram mais duros do que a rocha ao seu redor, então o vento erodiu tudo, exceto os minerais”, o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA explicou em comunicado.
Curtiu o conteúdo? Então, nos siga nas redes sociais para não perder nenhuma nova descoberta astronomia e aproveite também para saber, qual é data que a humanidade vai desembaçar no planeta vermelho, segundo a NASA.
Fontes
Categorias