Na busca por saúde, você pode ter aumentado o consumo de diversos alimentos naturais tentando escapar dos industrializados. Entretanto saiba que seu alimento pode ser radioativo.
Alguns alimentos naturalmente apresentam elementos radioativos, que podem inclusive gerar leituras em contadores Geiger-Muller. Mas será que eles fazem mal a saúde? Saiba quais são os alimentos, como eles se tornaram radioativos e se você algum dia brilhará no escuro.
Do Sol que te ilumina à batata que você come, a radiação está em todas as partes.Fonte: Getty Images
O que é radioatividade?
Na natureza existem 28 elementos com características especiais. Chamados de radioativos, eles são capazes de liberar ondas de radiação em diferentes níveis de energia. Essas ondas conseguem atravessar objetos, e até paredes, dependendo do tipo de radiação, que pode ser não ionizante (baixa energia) ou ionizante (alta energia).
A radiação ionizante é capaz de gerar modificações em níveis celulares, causando cânceres, por exemplo. Já a não ionizante são provenientes de fontes de luz, como a tela do seu celular, computador, fontes de calor, e não causam grandes impactos na saúde.
O raio-X é um exemplo de radiação ionizante.Fonte: GettyImages
Os elementos radioativos estão presentes em praticamente em tudo na Terra, inclusive em você. Todo ser humano é um pouco radioativo, não só pelo o que come, onde vive e com o que trabalha, mas por ser uma forma de vida baseada em carbono. Além dos elementos radioativos naturais, outros podem ser produzidos artificialmente.
De onde vem a radioatividade dos alimentos?
Mas como os alimentos se tornaram radioativos? Dado que há radioatividade em praticamente tudo na Terra, o United States Environmental Protection Agency (EPA) descreve três principais formas de acumulação de radiação:
- Absorção: os elementos radioativos podem estar presentes no solo, e ao se desenvolverem nesse ambiente, as plantas tendem a absorver os elementos.
- Bioacumulação: alguns elementos não são facilmente eliminados pelo organismos após serem ingeridos, por isso, eles podem ir aos poucos se acumulando no corpo.
- Deposição: partículas dispersar no ar, trazidas por chuvas, enchentes por outros meios, acabam se depositando nas plantações.
Alguns dos elementos radioativos mais presentes no solo estão: polônio, tório, rádio, urânio.
Existem inclusive, fertilizantes com elementos radioativos.Fonte: Getty Images
Top 10 alimentos radioativos
Apresentamos abaixo 10 alimentos radioativos e sua medida de decaimento, na unidade de medida Becquerel por quilo. Mas não se engane, você não irá ganhar super poderes ou brilhará no escuro.
10º Manteiga de amendoim
Manteiga de amendoim é uma opção muito utilizada para substituir doces em dietas fitness.Fonte: Getty Images
O amendoim absorve elementos do solo como potássio (40) e rádio (226 e 228). O amendoim pode apresentar uma taxa de 4 Bq/kg.
9º Água mineral
A água mineral pode ter rádio-226.Fonte: Getty Images
A radioatividade da água está ligada a sua fonte. Há nos rótulos, junto a tabela nutricional, uma informação sobre o quão radioativa é a fonte de origem da água. Em Becquerels, ela pode atingir 6Bq/kg.
8º Cerveja
Nem sua cervejinha se livrou.Fonte: Getty Images
A cerveja pode ter uma medida de 14 Bq/kg. O principal elemento encontrado é o potássio-40.
7º Sal
Dá para cozinhar sem sal?Fonte: Getty Images
O sal é uma excepcionalidade, pois não são todos os sais. Os sais com maior índice de radioatividade são os ricos em cloreto de potássio, muito utilizados para quem quer diminuir o consumo de sódio. Seu nível de radioatividade pode variar, mas pode atingir 111 Bq/kg. Será que a troca vale a pena?
6º Carne vermelha
Segundo estudo recente a carne vermelha é mais prejudicial que o adoçante para a saúde. Fonte: Getty Images
O churrasco de final de semana não será atingindo, mesmo com uma taxa de 111 Bq/kg. A carne vermelha possui potássio-40.
5º Batata
Batatas com radônio, potássio e radioatividade.Fonte: GettyImages
As batatas possuem 125 Bq/kg. Elas podem apresentar traços de radônio-226 e potássio-40. Mas não apresentam riscos à saúde, salvando o prato preferido de muitos: batata frita com bife.
4ºCenoura
Além de ser uma fonte rica em vitamina C, a cenoura também tem radônio-226 e potássio-40.Fonte: Getty Images
As cenouras, assim como as batatas possuem 125 Bq/kg. Nessa iguaria que sempre acaba se transformando em um cheiroso bolo para o café da tarde, encontramos radônio-226 e potássio-40.
3º Banana
Bananas possuem potássio-40 e são capazes de ativar um contador contador geiger.Fonte: Getty Images
Você até poderia pensar que sua tia havia lhe pregado uma peça, mas ela estava certa, bananas são radioativas, porém inofensivas.
Contando com uma taxa de 130 Bq/kg, uma plantação de bananas pode ativar um contador geiger-müller, dispositivo para verificar níveis de radiação.
2º Feijão branco
O feijão branco é um ótimo antioxidante.Fonte: Getty Images
O feijão branco tem em média 170 Bq/kg. Ele possui radônio-226 e potássio-40. Apesar de parecer um número grande, espere pelo primeiro lugar.
1º Lugar: Castanha-do-Pará.
Além de potássio, a castanha-do-pará também possui radônio.Fonte: Getty Images
Também conhecida como castanho-do-Brasil, a grande campeã, com 240 Bq/kg é ela: Castanha-do-Pará. Mas apesar da radioatividade, devido a presença de rádio e potássio, o risco do consumo em excesso dessa castanha está em um elemento não radioativo: selênio.
Se comida em excesso, ela pode causar uma intoxicação séria. A média recomendada de consumo é de 6 castanhas. Cuidado com o consumo diário.
Faz mal para saúde?
Apesar de poder parecer assustador, esses alimentos não fazem mal para a saúde. A quantidade de radiação emitida é ínfimo, não sendo capaz de gerar qualquer malefício.
Para que você seja contaminado por radiação, depois de ingerir bananas por exemplo, você teria que comer mais de 1 milhão de bananas de uma só vez! Sendo assim, o consumo não só é livre, como indicado, claro, sempre com moderação.
Ficou com alguma dúvida? Conte para gente em nossas redes sociais e aproveite para compartilhar a matéria com os seus amigos.
Fontes