A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) já contratou especialistas para realizar experimentos de incêndio em um veículo de carga privada da Estação Espacial Internacional (ISS). Segundo David Urban, o investigador de incêndios do ramo de tecnologia de exploração de baixa gravidade no Glenn Research Center, da NASA, em breve a agência poderá iniciar experimento com fogo na Lua.
Segundo Urban, a equipe responsável pelos experimentos está interessada em realizar testes em um módulo lunar robótico do programa Artemis, da NASA. O líder afirma que a ideia ainda é apenas uma proposta, mas ele espera estudar e testar as práticas de segurança contra incêndio no veículo lunar robótico da Commercial Lunar Payload Services (CLPS).
- Veja também: As fases da lua afetam o humor das pessoas?
Nomeado de Spacecraft Fire Experiment-VI (Saffire-VI), o experimento consiste em queimar uma amostra de polimetilmetacrilato, popularmente conhecido como acrílico. Atualmente, o líder do projeto faz os experimentos no cargueiro espacial Northrop Grumman Cygnus, que deve ser enviado ao espaço no dia 1 de agosto, a bordo de um foguete Antares.
A imagem apresenta o pequeno acrílico utilizado para iniciar o fogo durante os testes; a NASA também já fez outros experimentos envolvendo fogo.Fonte: NASA Glenn Research Center
“Realmente precisamos estar na superfície lunar para obter longa duração. Queremos aumentar a concentração de oxigênio da espaçonave para chegar perto das atmosferas de exploração”, disse Urban, ao explicar sobre o novo experimento durante uma entrevista coletiva.
A Cygnus (imagem) é utilizada regularmente em experimentos com fogo.Fonte: NASA
Experimentos com Fogo na Lua
O roteiro do experimento no cargueiro espacial será o seguinte: após ser enviado ao espaço, ele se acoplará na ISS e permanecerá lá por aproximadamente 90 dias; então, viajará para uma distância segura da Estação Internacional Espacial e ativará os experimentos. O processo será bastante semelhante como os outros cinco experimentos envolvendo fogo que já foram conduzidos no espaço.
Para a NASA, é muito importante entender o processo das chamas do fogo ao consumir o material utilizado nas cabines da tripulação; o objetivo é oferecer um ambiente mais seguro para os astronautas.
Além disso, a agência testará uma nova estratégia para extinguir o fogo, garantindo que haja tempo o suficiente para os astronautas não entrarem em perigo. É importante destacar que os testes serão realizados em um cargueiro não tripulado, por isso, um vídeo será gravado para mostrar como o experimento aconteceu.
A NASA também conta com a investigação Solid Fuel Ignition and Extinction (SoFIE), no módulo Destiny da ISS, para compreender o fogo no espaço. Diferente do programa Saffire, os cientistas do SoFIE conseguem alterar alguns outros parâmetros, como ignição do fogo, nível de oxigênio e pressão, velocidade do fluxo, entre outros.
"Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro outras novidades da NASA aqui no TecMundo e aproveite para conferir também: 4 fatos que aprendemos observando a Lua.
Fontes
Categorias