De acordo com um estudo publicado na revista científica Nature, as mudanças climáticas causadas pela humanidade são responsáveis por uma mudança significativa nos ecossistemas marinhos, causando uma alteração nas cores dos oceanos em todo o mundo. Os cientistas obtiveram os resultados por meio de dados coletados por satélites durante décadas.
O Aqua foi um dos satélites utilizados durante a pesquisa, após coletar aproximadamente 20 anos de dados dos oceanos. Conduzido por pesquisadores do Centro Nacional de Oceanografia do Reino Unido e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, o estudo descobriu que ocorreram mudanças de cor que não podem ser explicadas pelas mudanças naturais do planeta, provavelmente causadas pela mudança climática.
Os cientistas acreditam que o novo estudo ajudará a compreender como a mudança climática está afetando os ecossistemas marinhos.Fonte: Getty Images
Os cientistas explicam que a cor representa a vida no oceano, por exemplo: a água azul contém pouca vida; já a água mais verde reflete a presença de ecossistemas, como fitoplânctons. Conforme o estudo destaca, a mudança de cor foi observada em 56% de todos os oceanos do planeta.
“Tenho feito simulações que me dizem há anos que essas mudanças na cor do oceano vão acontecer. Ver isso acontecendo de verdade não é surpreendente, mas assustador. E essas mudanças são consistentes com as mudanças induzidas pelo homem em nosso clima”, disse uma das autoras do estudo, Stephanie Dutkiewicz.
Mudança de cor no oceano
A camada superior do oceano é a região que mais absorve dióxido de carbono do ar, pois está em contato direto com a atmosfera e tem uma profundidade de apenas 100 metros. A água verde reflete os ambientes marinhos com maior presença de vida e de fitoplânctons, micróbios minúsculos que produzem um pigmento verde clorofila.
O que são fitoplânctons?
Os fitoplânctons fazem parte da base da cadeia alimentar aquática, ao alimentarem desde animais microscópicos até mariscos, que são base da alimentação dos peixes maiores e, assim por diante. No fim, os humanos se alimentam dos peixes.
Os cientistas analisaram dados coletados nos oceanos entre 2002 e 2022, e observaram alterações de até sete cores durante estes 20 anos. Por exemplo, eles descobriram que os oceanos tropicais ao redor da Linha do Equador tornaram-se muito mais verdes.
“Isso sugere que as tendências que observamos não são uma variação aleatória no sistema terrestre. Isso é consistente com a mudança climática antropogênica. Isso fornece evidências adicionais de como as atividades humanas estão afetando a vida na Terra em uma enorme extensão espacial”, disse o principal autor do estudo, BB Cael.
Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais assuntos relacionados ao meio ambiente e mudanças climáticas aqui no TecMundo e aproveite para saber também sobre, a nova pesquisa que explica o buraco de gravidade do Oceano Índico.
Categorias