O doodle do Google de hoje homenageia a cientista Eunice Newton Foote (1819-1888), uma figura notável que fez contribuições significativas tanto para a compreensão do efeito estufa quanto para o avanço dos direitos das mulheres.
Embora o físico John Tyndall seja frequentemente creditado por descobrir o efeito estufa por meio de seus experimentos em 1859, o historiador amador Raymond Sorenson desenterrou evidências em 2011 de que Foote apresentou seu trabalho sobre o assunto na 10ª reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência em 1856, dois anos antes do início das investigações de Tyndall.
Em seu relatório inovador, que se destaca como o primeiro artigo de física de uma cientista, Foote documentou seus experimentos envolvendo vários gases, incluindo oxigênio, ar, hidrogênio e dióxido de carbono.
Ela observou como esses gases respondiam à luz solar e concluiu que o "gás ácido carbônico", principalmente o dióxido de carbono, exibia o maior efeito dos raios solares. Foote passou a especular que "uma atmosfera desse gás daria à nossa Terra uma alta temperatura".
Eunice Newton Foote conduziu um experimento em 1856 que moldou a compreensão da mudança climática hoje.Fonte: Google
Infelizmente, a importância das descobertas de Foote passou despercebida pela comunidade científica da época. Uma razão pode ter sido que seu trabalho foi realmente apresentado por Joseph Henry, o secretário da Smithsonian Institution, que mais tarde observou: "Embora os experimentos tenham sido interessantes e valiosos, houve vários desafios envolvidos na interpretação de seu significado".
Ela também foi uma ativista influente no movimento pelos direitos das mulheres nos Estados Unidos. Ela defendeu ativamente o direito universal ao voto e estava entre os signatários originais da Declaração de Sentimentos. Este manifesto fundamental foi elaborado durante a convenção inaugural dos direitos das mulheres organizada por mulheres em 1848, realizada em Seneca Falls, Nova York.
Embora Foote tenha diminuído suas pesquisas científicas após seus experimentos em 1856, ela continuou a se envolver em algumas pesquisas alguns anos depois, principalmente com foco na identificação de gases capazes de produzir eletricidade estática. Além disso, ela obteve várias patentes, incluindo uma para um fogão controlado por termostato, antes de falecer em 1888.
Mantenha-se atualizado sobre as grandes descobertas da científicas aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para saber, quem foi Marie Curie e qual a sua importância para a ciência.
Fontes
Categorias