Uma equipe de biólogos moleculares da Universidade de John Hopkins, nos Estados Unidos, e da Universidade de Porto Rico fez uma nova descoberta sobre o reino dos cogumelos: esses organismos vivos podem regular sua própria temperatura. Em testes realizados em laboratório, os cientistas perceberam que os cogumelos e outros fungos podem se manter mais frios que o ambiente ao redor.
A descoberta foi feita por um dos pesquisadores quando ele estava testando uma câmera térmica e notou que os cogumelos que cresciam na mata estavam mais frios que a própria vegetação ao redor. Pouco depois, ele reuniu a equipe de cientistas para realizar diversos testes e entender melhor a regulação térmica de diferentes fungos.
Para realizar a pesquisa, os cientistas coletaram diferentes espécies de fungos da natureza e os analisaram em laboratório. Ao observar as diferenças de temperatura, eles perceberam que, em média, os cogumelos eram 2,9º mais frios que o ar ao redor – com uma margem de erro de 1,4º; algumas amostras registraram até 5,9º a menos.
"Em contraste com animais e plantas, a temperatura e a termorregulação dos fungos são relativamente desconhecidas. Nossos dados sugerem que não apenas os cogumelos, mas também as comunidades de fungos, podem manter temperaturas mais frias que o ambiente", escreveram os pesquisadores no estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).
Durante os testes, os pesquisadores utilizaram o fungo Agaricus bisporus para reduzir a temperatura em um ambiente selado.Fonte: GettyImages
Cogumelos e regulação térmica: os autodidatas da natureza?
Os cientistas conseguiram confirmar que os cogumelos têm o poder de regular sua própria temperatura por meio da liberação de água no ar. Uma certa quantidade dessa água é mantida sob os "chapéus" dos cogumelos e é liberada para o ar de forma lenta e uniforme.
A imagem apresenta as diferenças térmicas dos cogumelos e do ambiente ao redor.Fonte: Universidade de Johns Hopkins
Conforme o estudo explica, as colônias de fungos também são mais frias que o ambiente e usam o processo de liberação de água no ar para manter a regulação térmica. Outros estudos indicam que os fungos compõem cerca de 2% da biomassa da Terra, ou seja, a nova pesquisa sugere que eles são responsáveis por ajudar a regular a temperatura de alguns ambientes, funcionando como um tipo de 'cooler' da natureza.
A pesquisa também afirma que a termorregulação proporcionada pelos cogumelos é importante para entender o papel dos fungos no auxílio contra as mudanças climáticas. Os cientistas descrevem que as temperaturas de cada fungo depende de sua localização na natureza e, portanto, é necessário estudar mais para compreender melhor o tema.
"A temperatura dos cogumelos silvestres, assim como das colônias de fungos e fungos, em relação ao ambiente, varia de acordo com o gênero, sugerindo que pode haver diferenças específicas das espécies em suas capacidades de dissipar o calor", descrevem os pesquisadores na pesquisa.
Fontes