No fim de março, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) anunciou que desenvolveu o DAGGER, um novo modelo computacional que combina dados de satélites e inteligência artificial (IA) para prever tempestades solares ‘assassinas’ em qualquer lugar da terra. O sistema enviará uma notificação aos cientistas 30 minutos antes da tempestade atingir a Terra.
Os pesquisadores afirmam que a IA é capaz de realizar previsões globais com rapidez e precisão; as notificações serão enviadas com 30 minutos de antecedência em caso de detecção de tempestades solares. Desta forma, os governos conseguiriam algum tempo para se prepararem e, assim, evitarem grandes impactos em redes elétricas e outros tipos de infraestruturas.
A NASA está utilizando diversos satélites para realizar as observações, como os modelos ACE, Wind, IMP-8, Geotail, entre outros. A partir desses dados, eles começaram a treinar a IA com um modelo de aprendizado profundo que prevê a gravidade e a direção de uma tempestade solar em menos de um segundo, com previsões realizadas a cada minuto.
Imagem de uma erupção solar capturada pelo observatório Solar Dynamics Observatory, da NASA.Fonte: NASA/SDO
“A partir disso, eles desenvolveram um modelo de computador chamado DAGGER (formalmente, Deep Learning Geomagnetic Perturbation) que pode prever com rapidez e precisão distúrbios geomagnéticos em todo o mundo, 30 minutos antes de ocorrerem. Segundo a equipe, o modelo pode produzir previsões em menos de um segundo, e as previsões são atualizadas a cada minuto” foi publicado em comunicado oficial da NASA.
A IA que prevê tempestades solares
Constantemente, o Sol lança material solar no espaço em um evento conhecido como ventos solares, porém, em algumas situações, esse fluxo pode atingir a magnetosfera da Terra e desencadear tempestades geomagnéticas. Essas tempestades podem causar a destruição de satélites artificiais, interferências de serviços de telecomunicação e telefonia, quedas de energia, danos em eletrodomésticos, entre outros problemas.
Há cerca de 35 anos, a província de Quebec, no Canadá, sofreu as consequências de uma tempestade solar com uma queda de energia que durou algumas horas.Fonte: Getty Images
Nomeado de DAGGER, o modelo pode fazer previsões rápidas em toda a superfície da Terra e está sendo lançado em uma plataforma de código aberto, permitindo que empresas de telecomunicação e serviços públicos em todo o mundo integrem a IA em seus sistemas.
Outros modelos de previsão com IA são utilizados para realizar previsões em locais específicos do nosso planeta, por isso, o DAGGER é considerado o primeiro sistema que pode realizar análises rápidas com medições do espaço e de toda a Terra em tempo quase real.
Os desenvolvedores acreditam que o DAGGER pode inspirar o desenvolvimento de outros modelos semelhantes e, quem sabe um dia, oferecer mais segurança nas estações de energia e centros de controle de satélites internacionais, com a instalação de alarmes ativados antes de tempestades solares.
Fontes
Categorias