O mês de Maio reserva grandes eventos no céu noturno para os amantes de astronomia de todas as categorias, desde os observadores mais iniciantes até os mais experientes!
Embora a previsão seja de chuva para boa parte do país, as noites do mês de Maio serão marcadas pela observação lunar e de diversos planetas que estarão com grande visibilidade. O evento celeste mais importante do mês, contudo, é a chuva de meteoros Eta Aquáridas (ou Eta Aquarídeos)!
A Eta Aquáridas é um chuva de meteoros de porte acima da média, capaz de produzir até 60 meteoros por hora no seu pico de atividade. Esse é um evento particularmente especial de ser visto do Hemisfério Sul por conta de sua localidade e, em média, produzirá uma taxa pode chegar a cerca de 30 meteoros por hora.
A chuva de meteoros Eta Aquáridas registrado por instrumentos da NASA.Fonte: NASA
A chuva é produzida por partículas de poeira e pequenas rochas espaciais deixadas pelo cometa Halley em sua órbita no Sistema Solar, que tem sido observado desde os tempos antigos. A chuva ocorre todos os anos entre os dias 19 de abril e 28 de maio. Este ano, seu pico de atividade será na noite do dia 5 e nas primeiras horas da manhã do dia 6.
Nesses dias, a Lua estará quase cheia, o que representará uma dificuldade maior para visualização do fenômeno, uma vez que sua luminosidade deverá ofuscar os meteoros menos brilhantes. Porém, se você for paciente, com certeza será capaz de observar alguns bons, principalmente os mais brilhantes.
- Leia também: Mosaico interativo mostra planeta Marte em detalhes
Durante o evento, os meteoros irradiarão da constelação de Aquário, mas podem aparecer em qualquer lugar do céu. A melhor visualização será de um local escuro e durante as últimas horas do dia 5 até a madrugada seguinte.
O uso de aplicativos de observação do céu como Carta Celeste, Sky Map e Stellarium são ótimos para auxiliar a visualização dos eventos astronômicos.
Calendário dos principais eventos astronômicos do mês de maio de 2023
05/05: Lua Cheia
05/05: Eclipse lunar penumbral (não visível do Brasil)
05 e 06/05: Pico da atividade da chuva de meteoros Eta Aquáridas
12/05: Lua em Quarto Minguante
13/05: Conjunção entre Saturno e Lua
17/05: Ocultação lunar de Júpiter
19/05: Lua Nova
26/05: Conjunção entre Vênus e Lua
27/05: Lua em Quarto Crescente
29/05: Mercúrio no maior alongamento ocidental (melhor época para observação)
Céus limpos e boas observações!
Categorias