A SpaceX adiou o lançamento do Starship, considerado o foguete mais poderoso da história — até o momento. A primeira tentativa estava marcada para acontecer nesta segunda-feira (17), durante uma janela de 150 minutos, contudo, pouco antes do lançamento, Elon Musk confirmou o cancelamento.
O voo levaria o foguete não tripulado para realizar testes, mas uma válvula parecia estar congelada, então, a equipe da empresa decidiu adiar a missão — o lançamento foi cancelado cerca de dez minutos antes do início da contagem regressiva. Por enquanto, não há previsão para um novo voo, mas a SpaceX deve revelar uma nova data ainda nesta semana.
Seria a primeira vez que a SpaceX lançaria a versão completa do foguete Starship; os testes aconteceram na base da empresa, em Boca Chica, no Sul do Texas.Fonte: SpaceX
Segundo uma publicação da agência Reuters, a companhia de Elon Musk anunciou em uma transmissão ao vivo sobre o cancelamento do voo, por conta de um propulsor do foguete que estava com uma válvula de pressurização congelada. No último domingo (16), Musk comentou que a missão seria provavelmente cancelada.
"É o primeiro lançamento de um foguete muito complicado e gigantesco, então pode não ser lançado. Vamos ter muito cuidado e, se virmos algo que nos preocupe, vamos adiar o lançamento", disse Elon Musk durante um evento no Twitter Spaces, alguns dias antes de anunciar o adiamento.
Starship: missão Marte
Learned a lot today, now offloading propellant, retrying in a few days …
— Elon Musk (@elonmusk) April 17, 2023
“Aprendi muito hoje, agora descarregando o propulsor, tentaremos novamente em alguns dias”, disse Musk em uma mensagem publicada no Twitter.
Com cerca de 50 metros de altura, a nave é considerada a mais poderosa da atualidade, já que é capaz de carregar centenas de toneladas — a Starship tem até 120 metros de altura com o propulsor de primeiro estágio, nomeado de Super Heavy. O foguete está sendo projetado com o objetivo de enviar missões tripuladas à Lua e a Marte; por exemplo, a NASA escolheu a nave para ser o veículo da missão Artemis 3, que levará astronautas para a superfície da Lua em 2025.
Na próxima janela de lançamento, se tudo ocorrer perfeitamente, a Starship subirá e descerá após uma volta quase completa ao redor da Terra, até reentrar na atmosfera. Além de ser extremamente rápida, a nave é reutilizável e pode ser a primeira a possibilitar viagens interplanetárias com tripulação.
Categorias