O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou na terça-feira (28 de fevereiro) a abertura das inscrições para a segunda edição da Olimpíada Brasileira de Satélites, a OBSAT, competição científica nacional, multidisciplinar e gratuita, aberta a alunos de instituições brasileiras de ensino fundamental, médio, técnico ou superior.
Com o objetivo de promover experiências teóricas e práticas em projetos de satélites de pequeno porte (smallsats), a OBSAT foi concebida pelo MCTI e é organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com apoio e parceria da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), da Liga Amadora Brasileira de Rádio Emissão (Labre) e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).
Para o coordenador do projeto, Rafael Vidal Aroca, o Brasil tem engenheiros, cientistas e estudantes brilhantes. "Só é preciso dar a eles a oportunidade de trabalharem em áreas desafiadoras e os resultados aparecem logo”, conclui. O prazo para a inscrição na modalidade prática vai até o dia 9 de abril, e para a modalidade teórica, até 14 de maio.
A premissa da OBSAT é mostrar a importância dos satélites nas vidas das pessoas.Fonte: MCTI
Como faço para participar da OBSAT?
A participação nas duas modalidades da olimpíada depende de estar matriculado em alguma instituição de ensino. Na modalidade teórica, podem se inscrever estudantes que estejam cursando o Ensino Fundamental, Médio ou Técnico. Inicialmente, cada aluno participa de uma prova transversal com base em tópicos espaciais e sobre satélites, de acordo com as habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
São selecionados, primeiramente, os melhores classificados em cada estado (que não estejam participando da categoria prática). Todos recebem como prêmio uma vaga em um minicurso sobre Programação de Pequenos Satélites Educacionais a ser realizado durante o evento nacional de Fase 4 da Modalidade Prática.
Já a modalidade prática é dividida em cinco fases: treinamento para nivelamento na área aeroespacial, planejamento da missão, construção e testes, e o lançamento dos satélites nas etapas regional e nacional. Podem se inscrever nessa categoria estudantes do Ensino Fundamental II, Médio ou Técnico, e alunos do Ensino Superior. Cada equipe deve ter de dois a quatro estudantes, tutoradas por um mentor maior de 18 anos.
As inscrições podem ser feitas diretamente no site da OBSAT.
Categorias