Com a agitação do cotidiano, muitas pessoas acabam deixando a saúde mental de lado. Afinal, não percebem estar passando por algo mais grave do que uma sobrecarga ou estresse do cotidiano.
Pensando em como alertar a sociedade para a importância de oferecer um maior cuidado à saúde mental, é que surgiu a campanha Janeiro Branco – com o tema: “A vida pede equilíbrio”.
A campanha busca promover reflexões acerca de ações e pensamentos voltados para o bem-estar emocional no ano que se inicia, simbolizando o recomeço. Assim, o principal objetivo do Janeiro Branco é estimular a conscientização sobre a saúde mental e enfatizar o porquê de ser fundamental se atentar a esses cuidados.
Falar abertamente sobre o tema e identificar os sintomas são os primeiros passos. Por isso, separamos uma lista com 11 sinais de que a sua saúde mental não está bem. Confira quais são eles e, claro, busque um médico especialista para te ouvir e iniciar um tratamento.
1. Isolamento
Isolamento social é um sintoma de depressão e/ou ansiedadeFonte: Shutterstock
Isolar-se de todos ao seu redor, evitar sair com os amigos ou manter atividades sociais de lado, não é um bom sinal. Alguns desses hábitos podem estar relacionados a problemas de saúde, como:
- depressão;
- borderline;
- bipolaridade;
- TOC;
- ansiedades.
2. Pensamentos desordenados
De acordo com a OMS, mais de 18 milhões de pessoas sofrem com ansiedade no BrasilFonte: Shutterstock
Os pensamentos desordenados também estão presentes no sofrimento emocional e mental. É comum que as pessoas, nesses casos, se sintam confusas, paranoicas ou possuam dificuldade de concentração. Portanto, caso isso seja muito frequente, é importante buscar ajuda médica para o devido tratamento.
3. Insônia
A insônia pode ser um dos indicativos que sua saúde mental não vai bemFonte: Shutterstock
Muitas pessoas que apresentam algum tipo de transtorno emocional, também possuem distúrbio de sono. Esse desequilíbrio pode favorecer os casos de insônia, ou causam sono em excesso. Além disso, distúrbios de sono levam ao desenvolvimento de outros sintomas, como:
- irritabilidade;
- cansaço;
- perda ou ganho de peso;
- alterações de humor.
4. Pessimismo
Pensar no lado ruim dos acontecimentos nos leva a acreditar que tudo irá acabar malFonte: Shutterstock
Visão distorcida da realidade, intensificação dos sentimentos e concentração nos aspectos negativos. O pessimismo consiste em antecipar um resultado indesejável, muitas vezes como forma de autoproteção, sendo um nítido sinal de sofrimento mental para cuidar.
5. Cansaço físico e mental excessivo
Entenda como a sua rotina afeta o seu equilíbrio emocionalFonte: Shutterstock
Se ao longo do dia, você precisa fazer suas atividades com mais esforço do que o normal, ou se sente mais cansado do que realmente deveria estar, isso pode ser um indicativo de esgotamento mental, muito comum em quem sofre de Síndrome de Burnout. Procure manter hábitos mais saudáveis e, então, entre em contato com o seu médico.
6. Distúrbios alimentares
Os distúrbios alimentares são indicativos que algo na mente precisa de cuidadoFonte: Shutterstock
Seja pela diminuição no apetite, consumo excessivo de alimentos pouco nutritivos ou compulsão, os hábitos alimentares são um reflexo da mente. Manter uma alimentação saudável pode ajudar a melhorar o bem-estar emocional, tal qual uma dieta ruim pode intensificar o problema.
7. Dores no corpo
As dores nos ombros são as mais comuns quando a saúde mental precisa de ajudaFonte: Shutterstock
O corpo também fala quando algo na mente não vai bem. Alguns especialistas entendem que dores físicas podem surgir a partir de problemas emocionais. Dores nos ombros e musculares são as mais frequentes.
8. Taquicardia
A crise de ansiedade pode desencadear taquicardia, enjoos, confusão mental, falta de ar, entre tantos outros sintomasFonte: Shutterstock
De acordo com especialistas, o batimento cardíaco acelerado e a arritmia cardíaca também são sintomas ligados a transtornos de saúde mental, podendo estar atrelados a crises de ansiedade, por exemplo. Sensação de infarto e falta de ar são comuns nesses casos, busque ajuda!
9. Alterações frequentes de humor
Mudanças de humor podem afetar a rotina, bem como a realizações de ações que antes eram feitas de forma simplesFonte: Shutterstock
Outro ponto que evidencia a anormalidade na saúde mental é a preocupação e ansiedade em excesso. A falta de controle desses sentimentos pode acabar levando a alterações drásticas de humor e comportamento. Os impactos são percebidos nas emoções, mas também afetam o organismo.
10. Excesso de irritabilidade
O excesso de irritabilidade pode prejudicar ações simples do dia a dia, fique de olho!Fonte: Shutterstock
Irritabilidade em excesso é um sinal de alerta para algo interno – ou mesmo externo – que não vai bem. Seja na rotina, na vida pessoal ou social, podem ser vários os motivos para a causa do problema. Por isso é importante identificá-los, visando amenizá-los.
11. Diminuição no autocuidado
Pessoas que lutam contra alguns transtornos mentais podem acabar deixando o autocuidado de ladoFonte: Shutterstock
A perda de alguns hábitos, como a higiene e o autocuidado, são indicativos de problemas emocionais. Muitas vezes atrelados a questões mentais, o desânimo e o sofrimento podem levar ao desleixo com a saúde e aparência.
- Fique por Dentro: 11 filmes e séries que abordam a saúde mental
A saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e ignorar o que o seu corpo e mente têm a dizer pode ser extremamente prejudicial para a sua qualidade de vida.
Portanto, caso você identifique um ou mais sintomas mencionados, não deixe de buscar ajuda. Promover mudanças de hábito – como otimização da rotina, autocuidado, e terapia – podem te ajudar a levar uma vida muito mais saudável e equilibrada.
O conteúdo foi esclarecedor? Para mais matérias sobre saúde mental e Janeiro Branco, fique de olho aqui no TecMundo.