Um cometa visto pela última vez há 50 mil anos fará uma nova visita à Terra, ao atingir seu ponto mais próximo do Sol no início da madrugada a sexta-feira (13).
O objeto, chamado de C/2022 E3 (ZTF), poderá ser observado no Hemisfério Norte com a ajuda de binóculos ou telescópios na data prevista, mas estará mais visível a olho nu no Hemisfério Sul no dia 02 de fevereiro, momento em que fará sua maior aproximação com nosso planeta, a uma distância de 42 milhões de quilômetros.
O cometa C/2022 E3 (ZTF) fará uma nova visita à Terra, após 50 mil anosFonte: NASA/Reprodução
O cometa foi descoberto pelo Observatório Palomar (Califórnia) em março de 2022, quando ele já se movia dentro do Sistema Solar — especificamente em Júpiter. Seu período orbital de 50 mil anos, calculado pela NASA, revela que os últimos a presenciarem sua passagem foram os Neandertais e os primeiros Homo sapiens, que compartilhavam o planeta durante a Era do Gelo.
Até o momento, pouco se sabe sobre as características do visitante de gelo — visto brilhando nos céus na cor verde. Logo, sua próxima “saudação” deve ajudar astrônomos a juntar informações relacionadas à sua origem, dimensão e composição. Contudo, essa também será a última oportunidade para estudar detalhadamente o C/2022 E3 (ZTF), já que após o dia 02 de fevereiro o raro cometa deve partir rumo ao espaço profundo e nunca mais voltar.
Como aqui no Brasil não poderemos observar diretamente a primeira aparição do cometa, na sexta-feira, interessados podem conferir sua passagem através do The Virtual Telescope Project. O projeto fará uma transmissão ao vivo, a partir da 1h do dia 13, em seu site oficial e canal no Youtube.
Categorias