Nesta quinta-feira (22), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a nova ministra escolhida para comandar o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A atual vice-governadora de Pernambuco e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, será a responsável pela nova gestão da pasta.
O PCdoB foi um dos partidos que participou do apoio ao presidente Lula durante as Eleições 2022, inclusive, a nomeação já estava sendo esperada. "Depois de quatro anos de negacionismo, a Ciência vai voltar a ser prioridade nesse país", disse Luciana em mensagem publicada no Twitter.
É uma honra muito grande assumir o Ministério de CT&I! Um trabalho que vou realizar com muito compromisso e com muita disposição. Depois de quatro anos de negacionismo, a Ciência vai voltar a ser prioridade nesse país. ???
— Luciana Santos (@lucianasantos) December 22, 2022
Quem é Luciana Santos?
Com 57 anos de idade, a nova ministra é formada em engenharia elétrica, já foi deputada federal e estadual, prefeita da Olinda por dois mandatos e é a atual vice-governadora de Pernambuco — ela foi a primeira mulher vice-governadora do estado. Natural de Recife, Luciana também já foi secretária estadual de Ciência e Tecnologia.
Além da sua atuação na política, a engenheira ficou conhecida por sua história política no movimento estudantil. Luciana se filiou ao PCdoB em meados de 1980, mas só exerceu o primeiro cargo como deputada em 1996.
Durante a semana, o presidente Lula apresentou algumas dicas sobre a nova posição de Luciana Santos.Fonte: Reprodução/Flickr
Como não conseguiu a reeleição nas últimas eleições, a ministra não retornará ao cargo de vice-governadora de Pernambuco — na época, Danilo Cabral concorreu como governador na parceria. Luciana também fez parte da equipe de transição do governo Lula.
Lista de ministros anunciados
- Ministro das Relações Institucionais – Alexandre Padilha
- Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República – Márcio Macedo
- Ministro da Advocacia Geral da União – Jorge Messias
- Ministro da Controladoria Geral da União – Vinícius Carvalho
- Ministra da Saúde – Nísia Trindade
- Ministro da Educação – Camilo Santana
- Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos – Esther Dweck
- Ministro dos Portos e Aeroportos – Márcio França
- Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação – Luciana Santos
- Ministra das Mulheres – Cida Gonçalves
- Ministro do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome – Wellington Dias
- Ministra da Cultura – Margareth Menezes
- Ministro do Trabalho e Emprego – Luiz Marinho
- Ministra da Igualdade Racial – Anielle Franco
- Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania – Silvio Almeida
- Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – Geraldo Alckmin
Categorias