Um novo estudo correlaciona a deficiência de vitamina D com o aumento em 78% da chance de se desenvolver dinapenia (fraqueza muscular). A pesquisa foi realizada pela Universidade Federal de São Carlos em parceria com a University College London.
A condição de fraqueza muscular, relacionada ao envelhecimento, é chamada de dinapenia. Em partes, esse processo se explica pela perda natural da força muscular causada pela atrofia.
Mas os pesquisadores observaram em estudo com 3.205 ingleses que a vitamina D também exerce um papel importante nesse processo de perda da eficiência da musculatura. O estudo foi publicado na revista científica Calcified Tissue International and Musculoskeletal Research.
A vitamina D é um hormônio ativado em nosso organismo pela exposição ao Sol. Entre as diversas funções, é responsável por auxiliar na absorção do cálcio, do fósforo, e auxilia na reparação muscular.
A vitamina D também auxilia nos processos imunes e na manutenção do nosso cérebroFonte: Shutterstock
O estudo internacional acompanhou por quatro anos pessoas com mais de 50 anos que não apresentavam fraqueza muscular, problemas relacionados a osteoporose ou que fizessem reposição de vitamina D.
Ao final da pesquisa, os cientistas observaram que pessoas com deficiência ou ineficiência de vitaminada D apresentaram, respectivamente, 78% e 77% mais chances de desenvolver dinapenia.
Devido aos riscos relacionados à dinapenia, como maior risco de quedas e até morte prematura, os pesquisadores alertam sobre a importância de se manter os níveis de vitamina D adequados no organismo.
Para eles, além de hábitos de alimentação e exercícios físicos, a suplementação com vitamina D e mais tempo de exposição segura ao Sol, podem ser importantes ferramentas para um envelhecer saudável.
Fontes