Uma pesquisa publicada na revista Nature no final de novembro, aponta que pesquisadores conseguiram observar pupas de formigas secretando um fluido semelhante ao leite. É a primeira vez que os cientistas conseguem observar o fenômeno em que pupas de formigas produzem um tipo de leite consumido por larvas e adultos.
Até então, muitos cientistas pensavam que as pupas não tinham um objetivo tão importante, mas a pesquisa aponta que o fluido é essencial para o crescimento e sobrevivência de larvas prematuras — bem semelhante ao processo dos mamíferos. A descoberta foi realizada durante a observação de formigas invasoras clonais (Ooceraea biroi) em diferentes estágios do seu ciclo de vida.
“As pupas eram consideradas inúteis [porque] são imóveis, tecem um casulo em algumas espécies, não comem, são apenas movimentadas pelas [formigas] operárias, então [não] contribuiriam qualquer coisa para a sociedade de formigas. Mas este artigo mostra que isso não é verdade”, disse a etóloga da Sorbonne Paris North University (França), Patrizia d’Ettorre.
Leite de formiga
Quando os cientistas observaram as pupas em isolamento, foi possível visualizar o fluido leitoso saindo das suas pontas abominas. Ao injetar corante nas pupas, eles conseguiram traçar o destino do fluido, registrando que as formigas adultas e larvas bebem o leite.
Os cientistas identificaram que o fluido contém 185 proteínas e mais de 100 metabólitos, como açucares, aminoácidos e vitaminas.Fonte: Getty Images
O leite das pupas também pode desempenhar um papel na estrutura social das colonias, mas os pesquisadores ainda precisam estudar mais sobre os efeitos do fluido — eles também descobriram que, se as formigas não bebem o leite, as pupas desenvolvem um fungo e morrem.