O fim do ano se aproxima e o mês de dezembro será a última oportunidade para os amantes de astronomia acompanharem espetáculos celestes em 2022. Como todo início de mês, trazemos aqui os eventos astronômicos mais marcantes que estarão pontuando o céu noturno dos próximos dias!
Os destaques astronômicos de dezembro são marcados pelo solstício que marca a chegada do verão no Hemisfério Sul e por duas chuvas de meteoros: as Gemínidas e as Ursídas.
No dia 21 de dezembro, mas especificamente às 18h48 no horário de Brasília, começará o verão no Brasil, período em que as temperaturas costumam ser mais altas em quase todo o país. Esse momento é marcado pelo fato de que o polo Sul da Terra estará inclinado em direção ao Sol, que terá atingido sua posição mais ao sul no céu e estará diretamente sobre o Trópico de Capricórnio (a 23,44 graus de latitude sul). Este também é o primeiro dia do inverno no Hemisfério Norte.
Chuva de meteoros Gemínidas sobre o Observatório Xinglong, na China.Fonte: Steed Yu and NightChina.net
O grande evento do mês, contudo, certamente será a chuva de meteoros Gemínidas. Trata-se nada mais nada menos do rei das chuvas de meteoros. É considerada por muitos astrônomos amadores como a melhor chuva dos céus, produzindo até 120 meteoros multicoloridos por hora em seu pico, que neste ano ocorrerá na noite do dia 13 e nas primeiras horas da manhã do dia 14. As Gemínidas ocorrem anualmente de 7 a 17 de dezembro e é causada por detritos deixados por um asteroide conhecido como 3200 Phaethon, descoberto em 1982.
Os meteoros costumam ser tão numerosos e brilhantes que nem mesmo a luz da Lua minguante será capaz de bloquear a visibilidade. A melhor visualização do fenômeno será de um local escuro, afastado de luzes urbanas, após a meia-noite. Os meteoros irradiarão da constelação de Gêmeos, mas podem aparecer em qualquer lugar do céu.
Já a chuva de meteoros Ursídas será um evento muito mais humilde: considerada uma chuva de meteoros de porte pequeno, produz apenas cerca de 5 a 10 meteoros por hora. É produzido pelos detritos deixados pelo cometa Tuttle e ocorre anualmente de 17 a 25 de dezembro. Este ano a chuva atingirá seu pico na noite do dia 21 e na manhã do dia 22. Os meteoros irradiarão da constelação da Ursa Menor, mas também poderão aparecer em qualquer lugar do céu.
O uso de aplicativos como o Carta Celeste, o Stellarium e o SkyMap são ótimos aliados para observação e identificação de objetos no céu!
Calendário dos principais eventos astronômicos do mês de dezembro de 2022
08/12: Lua Cheia
08/12: Marte em oposição (visibilidade máxima da Terra)
13 e 14/12: Máxima atividade da chuva de meteoros Gemínidas
16/12: Lua em Quarto Minguante
21/12: Solstício de Verão
21/12: Mercúrio em elongação máxima (visibilidade máxima da Terra)
23/12: Lua Nova
29/12: Lua em Quarto Crescente
Céus limpos e boas observações!
Categorias