A NASA revelou uma série de novas fotos da superfície da Lua, capturada pela espaçonave Orion. Os registros da missão Artemis foram feitos no início da semana, quando a cápsula fez seu primeiro sobrevoo completo ao redor do satélite natural e atingiu sua maior aproximação, a cerca de 130 quilômetros de distância.
As imagens em preto e branco trazem mais detalhes das crateras que dominam a superfície lunar, resultado de colisões de objetos espaciais em razão da fina atmosfera. Elas foram tiradas sob diferentes condições de iluminação, ao longo de diversas fases e distâncias, para testar a eficácia do sistema de câmeras.
Os dados representam uma informação valiosa para orientar a futura missão tripulada na Lua, prevista para ocorrer a partir de 2025. Veja as fotos!
Imagens feitas pela sonda Orion entregaram mais detalhes da superfície da LuaFonte: Fonte: NASA/Reprodução
As crateras lunares foram destacadas em novas fotos da NASA durante a missão Artemis 1Fonte: Fonte: NASA/Reprodução
Agora, a nave Orion se prepara para fazer uma nova manobra, desta vez com o objetivo de entrar na órbita lunar. Lá, ela deve permanecer por cerca de uma semana, antes de embarcar em sua jornada de volta à Terra. O veículo está programado para cair no Oceano Pacífico, na costa da Califórnia, em 11 de dezembro.
Nesta primeira fase missão Artemis, Orion visa fazer um reconhecimento do local e demonstrar toda a capacidade de seus instrumentos. Por sua vez, a Artemis 2 — prevista para 2024 — colocará astronautas na órbita da Lua, ao passo em que na Artemis 3, um ou dois anos depois, os tripulantes vão pousar no satélite que circunda nosso planeta.
Categorias