Uso conjunto de maconha e tabaco pode aumentar risco de doenças pulmonares

1 min de leitura
Imagem de: Uso conjunto de maconha e tabaco pode aumentar risco de doenças pulmonares
Imagem: Shutterstock

Um estudo publicado na revista científica Radiology sugere que fumar maconha pode causar ainda mais danos no sistema respiratório de fumantes de tabaco. Ao todo, 75% dos participantes do estudo que fumavam maconha e tabaco foram diagnosticados com enfisema pulmonar.

A pesquisa aponta que 67% das pessoas que usavam apenas tabaco também tinham enfisema, enquanto apenas 5% dos não fumantes tiveram a doença detectada — a condição é uma doença degenerativa que costuma se desenvolver após muitos anos da prática de fumar.

Para realizar o estudo, os pesquisadores compararam tomografias computadorizadas do tórax de 56 pessoas que usavam maconha e tabaco com exames pulmonares de 33 fumantes que usam tabaco há mais de 25 anos. Eles também analisaram dados de 57 não fumantes sem histórico de doenças pulmonares.

Segundo a principal autora do estudo e professora assistente do departamento de radiologia da Universidade de Ottawa (Canadá), Dra. Giselle Revah, o estudo sugere que a maconha tem efeitos adicionais nos pulmões de quem já fuma tabaco. Contudo, ela afirma que os cientistas ainda não entenderam se os efeitos agressivos são causados pela maconha ou pela combinação das duas substâncias.

O tabu da maconha começou a reduzir nos últimos anos, principalmente em relação ao uso medicinal, mas ainda existem poucos estudos sobre a planta.O tabu da maconha começou a reduzir nos últimos anos, principalmente em relação ao uso medicinal, mas ainda existem poucos estudos sobre a planta.Fonte:  Shutterstock 

Maconha e tabaco

“Existe uma percepção pública de que a maconha é mais segura que o tabaco, e este estudo levanta a preocupação de que isso pode não ser verdade. A American Lung Association diz que a única coisa que deve entrar em seus pulmões é o ar limpo, então se você inalar qualquer coisa, pode ser potencialmente tóxico para seus pulmões”, disse Revah.

É importante destacar que o estudo é bastante limitado e não foram observadas informações consideradas importantes, por exemplo, sobre como a maconha era inalada ou mesmo sobre a quantidade usada pelos participantes.

Segundo outro estudo publicado na revista científica European Respiratory Journal, em parceria com a Medical Research Council (MRC), no Reino Unido, cientistas descobriram que os efeitos da maconha foram associados ao aumento da capacidade pulmonar total, a maior resistência das vias aéreas e a maior capacidade vital forçada. Outros artigos sugerem que o uso regular de cannabis está relacionado a redução de sintomas da covid-19.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.