O número de casos de covid-19 está voltando a crescer no país, e com ele urge a necessidade de ampliar a cobertura vacinal da população brasileira. Para isso, o Ministério da Saúde lançou uma calculadora que mostra a data certa das doses de reforço.
Só no estado de São Paulo foram registradas mais de 300 internações por dia provocadas pela infecção por coronavírus na última terça-feira (15). Foi a média mais alta nos quatro últimos meses.
Busca por vacinas contra covid-19 tem caído em todo o país (Fonte: Shutterstock)Fonte: Shutterstock
Na capital do estado, a quarta dose dos imunizantes já está disponível para toda a população adulta. A vacinação é a melhor medida de proteção contra a doença, porque reforça a capacidade do sistema imunológico de combater o patógeno.
Doses de reforço
As doses de reforço são importantes, principalmente em períodos de surto da covid-19, porque mantém o corpo em alerta máximo e bem-preparado para lidar com o vírus. Apesar disso, em todo o país, a imunização tem caído.
No Brasil são administradas 4 vacinas diferentes: Coronavac, Pfizer, AstraZeneca e Janssen. Cada uma delas exige um esquema vacinal diferente e possui tempos distintos para as doses de reforço.
Com a calculadora lançada pelo Ministério da Saúde, é possível saber com melhor exatidão se já somos elegíveis para qualquer uma dessas aplicações do imunizante. Basta entrar no site e preencher os dados necessários.
Se o resultado for sinal verde para tomar a nova dose, basta buscar junto à secretaria de saúde da sua cidade informações sobre os postos de vacinação e a disponibilidade das vacinas para a sua faixa etária.
Categorias