Durante a noite desta quinta-feira (17) e a madrugada da sexta-feira (18), quem olhar para o céu poderá ver os rastros brilhantes de meteoros entrando na atmosfera da Terra. São as Leônidas, o evento do tipo mais visível no mês de novembro.
Neste ano, os observadores do hemisfério norte terão a vista mais privilegiada. Será preciso esperar que a lua se esconda no horizonte para ter uma visão melhor. Nesse momento, os viajantes interplanetários darão um show à parte.
Chuvas de meteoros acontecem quando o planeta cruza uma nuvem de poeira espacial (Fonte: Shutterstock)Fonte: Shutterstock
Para encontrar as luzes nesta noite, quem sair ao ar livre pode buscar a direção da constelação de Leão. É nessa região que será o berço da chuva. Apesar disso, em qualquer lugar do céu será possível vê-las.
Às 2h da madrugada do dia 18, o show deve estar no seu auge - na média, 15 meteoros devem riscar a esfera celeste por hora. Vale a dica de se afastar o suficiente das luzes da cidade.
Qual a origem das Leônidas?
Assim como outras chuvas de meteoros, as Leônidas surgem quando o planeta atravessa uma nuvem de poeira espacial, abandonada por cometas ou asteroides que já cruzaram a nossa órbita.
Há registros desse evento desde o século 19. Ele é causado pelo cometa 55P/Tempel-Tuttle, que ainda circula por aí e atravessa o nosso caminho a cada 33 anos - a última vez foi em 2001, gerando um espetáculo à parte.
Fontes
Categorias