Em um lago da comunidade Paraná do Jussará, em Coari (Manaus), um vídeo mostra milhares de peixes que surgiram mortos por conta da última seca, responsável por reduzir agressivamente o volume de água na região. Com a diminuição do volume, foi provocada baixa oxigenação e, assim, os peixes apareceram mortos.
No vídeo, é possível ver os animais boiando no lago e criando uma espécie de "tapete de peixes". Em uma entrevista ao G1, o biotecnólogo e técnico em recursos pesqueiros Jacksoney Lima diz que o caso aconteceu por conta do baixo volume de chuva e da seca extrema que a região do Amazonas está sofrendo.
Peixes morrem sem oxigênio em águas do Lago Coari, no Amazonas. A seca diminuiu o volume de água e eles estão morrendo sufocados. Terror! pic.twitter.com/UQI5eDM2Wa
— Jornalistas Livres (@J_LIVRES) November 11, 2022
O especialista afirma que uma inversão térmica também ajudou a reduzir o oxigênio da água, após o clima começar a esfriar na região. "É um lago grande, que possui vários lagos menores que o compõem. Sempre quando há baixa excessiva dos rios, o lago diminui o volume de água, e como há grande quantidade de peixes nessa região, diminuem também a quantidade de oxigênio”, completa Lima.
Coari é apenas um dos municípios em situação de emergência que sofrem com a forte estiagem na região do Amazonas. O estado já contabiliza oito municípios em emergência, são eles: Amaturá, Benjamin Constant, Japurá, Tefé, Uarini, Maraã, Alvarães e Coari.
Fontes
Categorias