O European Southern Observatory (ESO) fotografou a Nebulosa do Cone, uma “fábrica de estrelas” em pilar de gás e poeira. A nuvem cósmica está situada relativamente próxima à Terra, a 2.500 anos-luz de distância, e faz parte da maior região de formação estelar na constelação Unicórnio, ao lado de Órion.
O registro da Nebulosa do Cone foi feito pelo Very Large Telescope (VLT), do ESO. O berçário de estrelas apresenta forma semelhante a pilares, e se desenvolve justamente nas nuvens gigantes de gás molecular e poeira cósmica. Tal estrutura ocorre quando estrelas azuis recém-formadas, massivas e brilhantes, emitem ventos estelares e intensa radiação ultravioleta.
A ação faz com que o material repelido seja condensado em grandes pilares densos e escuros. Na imagem, filtros mostram a recente formação estelar em dourado, resultado das interações de moléculas de hidrogênio (em azul) e enxofre (em tons mais quentes). Veja!
O ESO revelou uma nova imagem da Nebulosa do Cone, uma ‘fábrica de estrelas’ em pilar de gás e poeiraFonte: Fonte: European Southern Observatory (ESO)/Reprodução
A divulgação da imagem marca a comemoração dos 60 anos do maior e mais poderoso conjunto de telescópios do mundo, localizado no Chile.
Ao longo de sua história, o observatório permitiu descobertas astronômicas revolucionárias, como a primeira captura de um exoplaneta, a existência de um buraco negro em nossa galáxia, além de provar a expansão do Universo.
Categorias