A ex-ministra do Meio Ambiente e deputada federal eleita Marina Silva (Rede) sugeriu ao presidente eleito Lula (PT) a criação do cargo de Autoridade para Mudanças Climáticas para a coordenação no país e exterior das políticas públicas nesse setor.
Segundo a rede de TV CNN, Lula considera anunciar o novo posto de trabalho durante a COP27, que neste ano acontece no Egito. Lula foi convidado a representar o Brasil na conferência logo após sua eleição.
A COP27 ocorre de 6 de novembro a 18 de novembro de 2022 em Sharm El Sheikh, Egito (Fonte: Unplash/Osama Elsayed)Fonte: Unplash
A própria Marina é um dos nomes cogitados para ocupar o assento, ao lado de figuras como a bióloga Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente de Dilma Rousseff (PT). Segundo dirigentes do partido ouvidos pelo canal de notícias, o cargo teria mandato de quatro anos.
Marina Silva também é um dos nomes mais cotados para chefiar o Meio Ambiente no próximo governo.
Nomes de peso como Simone Tebet (MDB) e Randolfe Rodrigues (Rede) devem acompanhar o presidente na conferência. Um dos anúncios mais esperados do evento é a antecipação da meta brasileira para o fim do desmatamento ilegal.
Fontes
Categorias