Às vésperas da posse de um novo Presidente da República, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (EMBRAPII) – organização social qualificada como entidade de interesse social – está entregando à sociedade brasileira um importante subsídio para a condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Brasil.
Trata-se do livro "Ciência para prosperidade: sustentável e socialmente justa", disponibilizado gratuitamente para download no site da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Estudantes em laboratório de ciências (crédito: Getty Images)
Encomendada pela Embrapii a professores e pesquisadores, a obra pretende abordar, discutir e apresentar propostas para que o Brasil possa "superar a letargia na esfera da CT&I", afirma o professor Luciano Coutinho, da Unicamp, na abertura do livro.
Como construir uma ciência para a prosperidade?
Com um discurso contemporâneo, corajoso e sobretudo didático, o livro se divide em três partes. Na primeira, à feição de um plano de negócios, são analisadas as competências do país: vantagens comparativas e competitivas versus fragilidades.
Na segunda parte – temas estratégicos – são elencadas áreas-chave para o desenvolvimento: bioeconomia, agronegócio, transição energética, saúde/bem-estar e transformação digital.
Finalmente, "Como dar o passo adiante" é a "receita do bolo". Aqui, ações transversais – como reduzir desigualdades sociais, financiar infraestruturas de pesquisa e inovar a indústria – convergem em uma nova articulação da política de integração de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
Fontes