O último eclipse lunar de 2022 encantou fãs de astronomia na madrugada desta terça-feira (08). O fenômeno foi observado em várias partes do mundo, onde foi possível vislumbrar o eclipse total em conjunto com a Superlua de Sangue, que ocorre quando o satélite natural se encontra no ponto mais próximo da Terra.
O evento começou às 00h02 (horário de Brasília), atingiu sua totalidade às 2h16 e terminou por volta das 05h56. O eclipse total estava mais visível nas redondezas do Pacífico, o que privilegiou observadores no leste da Ásia e Austrália, bem como no oeste do continente americano.
Em grande parte do Brasil, foi possível ver apenas uma cobertura parcial do satélite. Confira alguns registros!
Total lunar eclipse to start the day in central Indiana. Very thin cloud layer made focusing an issue. #LunarEclipse @StephanieMeadWX @ChuckWTHR pic.twitter.com/nSX4nUlebe
— Mr. Hart (@mrhartgis) November 8, 2022
Pretty cool #BloodMoon over #StatenIsland pic.twitter.com/nP9xUXc3d1
— Roger Clark (@RogerClark41) November 8, 2022
Ohhh.. full lunar eclipse here in Tokyo.. was wondering what ppl looking up at during train ride pic.twitter.com/GInpE2GV18
— TortaP|Leo@????11/7-11/15 (@torta765) November 8, 2022
Os eclipses lunares ocorrem quando o satélite está no lado oposto ao do Sol, de modo que a Terra projeta uma sombra capaz de cobrir a lua de forma total ou parcial. O fenômeno visto pela última vez no ano segue a ocorrência observada em maio, e deve acontecer novamente somente em 2025.
Embora a oportunidade não tenha sido a mesma para todos, o eclipse completo foi transmitido por alguns canais no YouTube. Veja!
Além do eclipse, uma característica que chamou a atenção dos espectadores foi a tonalidade vermelha da Lua durante o evento — resultado da refração, filtragem e dispersão da luz na atmosfera terrestre.
Uma imagem publicada pela NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, mostra o eclipse durante a trajetória da Lua no céu.
Imagem mostra o eclipse lunar da terça-feira (8) ao lado do prédio da NASA onde os veículos espaciais são montados (crédito: NASA/Joel Kowsky)
A foto foi feita no Centro Espacial Kennedy, da NASA, localizado na Flórida.
Categorias