Pelo menos dois pilotos de avião relataram o avistamento de "luzes" não identificadas no céu que remetiam a possíveis objetos voadores não identificados (OVNIs). Os casos aconteceram no último sábado (5) no céu de Porto Alegre (RS) e foram reportados por pilotos dos voos TAM 3406 e Azul 4657.
Segundo os pilotos, as luzes em questão ficaram piscando em diferentes intensidades. O fenômeno, segundo os relatos, se movia rapidamente e ficava "girando", embora não fosse possível avistá-lo em todo o trajeto.
?? URGENTE: Pilotos brasileiros relataram que viram a aparição de OVNIs. Esse objeto voador não identificado acompanhou um voo de São Paulo para Porto Alegre e tudo foi reportado em áudio para a torre da capital gaúcha. pic.twitter.com/nfnGWw3ZHI
— Astronomiaum ???? (@Astronomiaum) November 6, 2022
Piloto do voo Tam 3406, que decolou de Guarulhos para Porto Alegre, relata a aparição de ovnis durante a viagem. Em seguida, o piloto de um voo da Azul e controladores da torre também viram. Se tratariam de luzes que ascendem, apagam e se movem rapidamente, sem impedir o tráfego. pic.twitter.com/SmwBpjLrHV
— Renato Souza (@reporterenato) November 6, 2022
Ainda que o fenômeno não tenha sido explicado, até então, os pilotos também informaram que as luzes em questão ficaram "planando" no céu. Foram descartadas, porém, as possibilidades dos objetos serem drones ou uma chuva de meteoros.
Há cerca de duas semanas, pilotos de um voo da Azul, que decolou de São Paulo para Porto Alegre, também reportaram terem avistado uma luz desconhecida no céu. Nesse caso, a luz teria "seguido" a aeronave por um determinado tempo.
Fontes