Segundo informações publicadas pela agência Reuters, nesta quinta-feira (3), a farmacêutica norte-americana Pfizer começou a realizar um estudo para avaliar a criação de uma vacina que combina imunizantes contra a covid-19 e contra a gripe comum. A pesquisa está sendo realizada em parceria com a farmacêutica alemã BioNTech.
Para realizar o estudo, as companhias pretendem usar a tecnologia da vacina de gripe baseada em mRNA e do imunizante de reforço contra o coronavírus, adaptado ao Ômicron. Como ainda está em estado inicial, provavelmente, o estudo deve demorar algum tempo até os cientistas encontrarem resultados válidos.
O imunizante da Pfizer contra covid-19 é uma das opções disponíveis no Brasil.Fonte: Shutterstock
O primeiro voluntário da pesquisa já está sendo testado com o imunizante. De acordo com as informações, ao todo, serão convocados 180 participantes voluntários entre 18 e 64 anos.
Até o momento, a Pfizer e BioNTech não revelaram a previsão do lançamento de uma versão final da vacina. De qualquer forma, outras farmacêuticas, como a Moderna e Novavax, também estão estudando como desenvolver vacinas que combinam os imunizantes dos dois vírus.
Fontes
Categorias