O mês de novembro está na porta e grandes eventos estão por vir! Embora não estejamos falando da Copa do Mundo, garantimos que o espetáculo também é repleto de estrelas!
Para os entusiastas da astronomia, todo início de mês é o momento de dar aquela checada no calendário dos eventos celestes para saber quais serão os shows que nos farão sacar os telescópios e os binóculos de casa e prepará-los para observação!
Os destaques astronômicos de novembro são marcados por duas chuvas de meteoros: a chuva de meteoros Táuridas e Leônidas. Além destes, ocorrerá o segundo eclipse lunar total do ano, no dia 8, mas não será visível do Brasil.
A chuva de meteoros Táuridas é um evento pouco intenso, porém de longa duração, produzindo apenas cerca de 5 a 10 meteoros por hora. A chuva consiste em dois fluxos separados: o primeiro é produzido por grãos de poeira deixados pelo Asteroid 2004 TG1 e o segundo é produzido por detritos deixados pelo Comet 2P Encke.
A chuva ocorre anualmente de 7 de setembro a 10 de dezembro e, neste ano, atinge o pico na noite de 4 de novembro. A visibilidade do evento será dificultada pela presença da Lua quase cheia que deve bloquear a visibilidade de quase todos os meteoros, exceto os mais brilhantes. Mas se você for paciente, ainda poderá pegar alguns bons. A melhor visualização será logo após a meia-noite de um local escuro, longe das luzes da cidade. Os meteoros irradiarão da constelação de Touro, mas poderão aparecer em qualquer lugar do céu.
Chuva de meteoros nos Estados UnidosFonte: Brad Goldpaint (Goldpaint Photography)
Já a chuva de meteoros Leônidas é um fenômeno de porte médio que produz uma média de até 15 meteoros por hora em seu pico. Esta chuva, entretanto, é única, pois tem um pico ciclônico a cada 33 anos, onde centenas de meteoros por hora podem ser vistos. O último deles ocorreu em 2001. Os Leônidas são produzidos pelos detritos deixados pelo cometa Tempel-Tuttle e ocorre anualmente de 6 a 30 de novembro. Ele atingirá o pico este ano na noite do dia 17 e nas primeiras horas da manhã do dia 18. Os meteoros irradiarão da constelação de Leão, mas podem aparecer em qualquer lugar do céu.
O uso de aplicativos como o Carta Celeste, o Stellarium e o SkyMap são ótimos aliados para observação e identificação de objetos no céu!
Confira abaixo o que mais acontece nos céus deste mês.
Calendário dos principais eventos astronômicos do mês de novembro de 2022
01/11: Lua em Quarto Crescente
01/11: Conjunção entre Saturno e Lua
04/11: Conjunção entre Júpiter e Lua
04/11: Máxima atividade da chuva de meteoros Táuridas
08/11: Eclipse Total da Lua (não visível do Brasil)
08/11: Lua Cheia
11/11: Conjunção entre Marte e Lua
16/11: Lua em Quarto Minguante
17 e 18/11: Máxima atividade da chuva de meteoros Leônidas
23/11: Lua Nova
24/11: Conjunção entre Mercúrio e Lua
Céus limpos e boas observações!
Categorias