Dormir talvez seja uma das melhores coisas na vida, principalmente depois de um dia cansativo. Mas você tem acordado descansado e se sentindo pronto para viver mais um dia?
Muitos fatores estão envolvidos na qualidade do sono, e algo que pode estar interferindo na qualidade do seu é a posição em que você dorme.
Veja as dicas dos especialistas para escolher a melhor posição para dormir.
Além de um lugar confortável com baixa iluminação, a posição em que você dorme é um fator diferencial para a qualidade do seu sonoFonte: Pixabay/Pexels
Existe uma posição certa de dormir?
A posição certa é aquela em que você se sente confortável, que não gera dores musculares e, principalmente, que te dê qualidade de sono. Mas algumas posições são melhores que outras, havendo inclusive contraindicações.
Se você tem dores crônicas, procure orientação médica para que juntos possam discutir qual a posição ideal para o seu caso.
Qual posição você prefere?
As pesquisas referenciadas pelo site The Conversation (que publica textos de especialistas) indicam que todos nós dormimos, em variações, de três posições: lateralmente, de bruços e de costas.
Sendo que um desses estudos, envolvendo 664 pessoas, demonstrou que geralmente temos uma preferência pela posição lateral.
Mas apesar da preferência, a posição que escolhemos, pode não ser a mais adequada, e fatores como peso, idade, e até gravidez devem ser lavados em consideração antes de escolher uma posição ideal.
Dormir lateralmente pode ser uma boa opção para quem tem apneiaFonte: Gpointstudio/freepik
Como escolher uma posição para dormir?
De acordo com Rachel Salas, professora associada do departamento de neurologia da escola de medicina da Universidade Johns Hopkins, algumas posições são melhores para evitar refluxo, dores nas costas e problemas no pescoço e coluna.
Sendo assim, você deve levar em consideração suas condições de saúde e seu conforto.
Escolha sua nova posição para dormir
Caso identifique na lista a seguir que outra posição pode ser mais benéfica para você, não se sinta na obrigação de realizar a mudança. Mas caso decida tentar, saiba que pode levar um tempo até que você se acostume com a mudança de decúbito. Não desista!
Veja as dicas da Sleep Foundation para escolher uma posição que possa lhe oferecer noites com mais qualidade de sono e menos dores ao amanhecer:
Aprenda a acordar bemFonte: Senivpetro/Freepik
- Dormir de lado: de acordo com os estudos, dormir de lado pode ser benéfico para o alinhamento da coluna, assim como ajuda a reduzir sintomas de azia, refluxo gástrico e apneia. É a posição mais indicada para gestantes e idosos.
Você pode inclusive, dar um up utilizando travesseiros para que a posição fique ainda mais confortável.
No entanto, o lado escolhido faz diferença. Escolha preferencialmente dormir sobre o lado esquerdo, principalmente se for gestante ou tiver refluxo gástrico. Essa posição favorece a circulação sanguínea, e auxilia na redução da azia e do refluxo.
De acordo com a Dra. Salas, e corroborado pelos artigos da Sleep Foundation, essa posição deve ser evitada por pessoas que tenham dor nos ombros, quadris, ou então que se preocupe com rugas e acne.
- Dormir de bruços: para tristeza de muitos, dormir de bruços não é recomendado, pois favorece o surgimento de dores nas costas e no pescoço, por gerar uma compressão e desalinhamento na coluna vertebral.
A conjunção entre um colchão muito macio, travesseiro alto e a posição de bruços é a receita para a dor muscular e uma noite mal dormida.
Mas nem tudo está perdido, essa posição pode ser uma aliada para pessoas com apneia, pois assim como na posição lateral, ela oferece uma melhor abertura das vias aéreas.
Se você faz questão de dormir nessa posição, escolha um colchão com maior densidade e utilize travesseiro fino, ou então durma sem ele. Assim sua coluna e seu pescoço sofrerão menos.
- Dormir de costas: Inimiga do apneico e das gestantes, mas melhor amiga de quem tem dor nas costas. A posição de costas pode auxiliar pessoas com dores nas costas, no pescoço, nariz congestionado, e aquelas que se preocupam acne e rugas.
A posição deve ser evitada por gestantes, pessoas com refluxo, apneia, obesos, idosos, assim como pessoas que tenham condições clínicas que necessitaram de intervenções na coluna.
Como citamos anteriormente, a qualidade do sono depende de vários fatores, e talvez só a mudança de posição não seja o suficiente. Usar travesseiros para ajudar a manter a posição, trocar a densidade do colchão e praticar higiene do sono também podem colaborar para noites melhores.
Fazendo os ajustes necessários, e seguindo as dicas, pode-se ter um ganho substancial na qualidade do sono e do despertar. Nada melhor do que acordar descansado e revigorado.