Criada 500 anos atrás, a bicicleta é uma das invenções mais populares da Terra — e já foi o meio de transporte favorito dos seres humanos. Além disso, o veículo promove benefícios para a saúde. A seguir, confira oito deles.
1. Emagrece
É possível emagrecer pedalando. (Fonte: Shutterstock)Fonte: Shutterstock
Pedalar, sem dúvidas, é uma ótima forma de controlar o peso e até queimar aquelas gordurinhas que estão sobrando, por isso é uma das atividades mais recomendadas para quem quer emagrecer.
A atividade acelera o metabolismo e gasta grandes quantidades de energia, o que ajuda a manter o déficit calórico no negativo e faz o corpo recorrer às reservas energéticas que guardamos em forma de gordura.
2. Melhora o tônus muscular
Além da perda de peso, para manter a bike em funcionamento e equilibrada sobre o asfalto, trabalhamos um punhado de grupos musculares. Esse esforço físico ajuda, com o tempo, no ganho de força e de definição.
Os ganhos na perna (quadríceps, músculos da coxa, panturrilha e glúteos) são os mais expressivos, mas braços e ombros não saem perdendo.
3. Bem-estar
As bicicletas são muito populares, e existe uma razão para isso: elas viciam. Praticamente todos nós conhecemos alguém que começou a pedalar e não parou mais.
O segredo das bikes está nas endorfinas e serotoninas, hormônios que causam a sensação de prazer e bem-estar e são liberados durante certas atividades físicas, inclusive na prática do ciclismo.
Pedalar aumenta a sensação de bem-estar. (Fonte: Shutterstock)Fonte: Shutterstock
Por isso, para muitas pessoas, a bicicleta logo vira a melhor companheira do dia a dia. O esporte ajuda a controlar a ansiedade, o estresse e até auxilia no tratamento de doenças como a depressão.
4. Aumenta o fôlego
É normal que no começo não dê para encarar tudo. Ladeiras e longos trajetos podem parecer um desafio muito grande para ciclistas iniciantes, mas, com a prática, invariavelmente esses obstáculos ficam mais fáceis.
O segredo está no aumento do fôlego. Atividades cardiorrespiratórias dependem da capacidade dos pulmões de extrair o oxigênio do ar, e eles são órgãos que melhoram com o ciclismo.
5. Promove um envelhecimento saudável
Pedalar não é coisa só de jovem; pelo contrário, em países asiáticos, como a China, as bicicletas são grandes amigas dos idosos. E não poderia haver amizade melhor. Todos os benefícios do ciclismo são excelentes quando se trata de envelhecimento saudável.
- Confira também: O que é a caminhada nórdica e como fazer o exercício?
Além da recuperação da força dos músculos, da melhora da circulação, do aumento da capacidade respiratória e dos benefícios para a saúde mental, ela reduz o risco de doenças, como o acidente vascular cerebral (AVC).
O ciclismo é uma atividade ideal para idosos. (Fonte: Shutterstock)Fonte: Shutterstock
De quebra, também rejuvenesce, pois estimula a produção de colágeno, reduzindo as rugas e linhas finas que marcam o rosto. Além disso, aumenta a resistência da pele contra os raios ultravioleta (UV). Mas lembre-se sempre de usar filtro solar, se for pedalar de dia, e se manter sempre hidratado.
6. Controla a pressão arterial
Outra parte do corpo que as bikes exercitam e que pouca gente sabe são as veias e as artérias. Esses canais por onde o sangue corre são órgãos importantes que também podem ganhar com a prática do ciclismo.
Durante a atividade, para manter os músculos em movimento, o metabolismo precisa manter a performance do fluxo sanguíneo e, para isso, trabalha com a contração e o relaxamento das vias de transporte desse líquido.
7. Melhora a coordenação motora
Subir e colocar uma bicicleta para andar não é uma tarefa fácil. Precisamos coordenar uma série complexa de movimentos que envolvem o corpo inteiro. Assim, praticamos a nossa motricidade.
Essa atividade é especialmente indicada, portanto, para crianças, já que ajuda no desenvolvimento dos pequenos. Mas se engana quem pensa que só eles precisam trabalhar a coordenação. Adultos e, particularmente, idosos, podem ganhar melhorias de reflexos, mobilidade e flexibilidade com isso.
A bike é uma aliada até dos pequenos. (Fonte: Shutterstock)Fonte: Shutterstock
8. Contribui para a vida sexual
Com tantos benefícios, pedalar ajuda a saúde como nada mais. A produção de hormônios, com as endorfinas, melhora tanto o bem-estar quanto a disposição e a libido.
Em mulheres, os efeitos do ciclismo são capazes de atrasar os sinais da menopausa. Em homens, a melhoria na circulação pode ajudar a vencer problemas de ereção. Em ambos os gêneros, o aumento do condicionamento físico ajuda no desempenho sexual.
Com tantos benefícios, não restam dúvidas. Com ganhos para os músculos, o coração, o envelhecimento e até mesmo a vida sexual, as pedaladas são grandes aliadas da saúde e podem ser a chave para uma vida melhor.
Fontes