Uma das primeiras empresas a descer no solo lunar no histórico voo da missão Apollo 11 em 20 de julho de 1969, a norte-americana Goodyear está retomando a parceria com a NASA, desta vez com foco em pneus para rovers lunares, dentro da missão Artemis.
Junto com a Lockheed Martin, a fabricante de pneus está lançando as bases de um programa de mobilidade lunar que prevê operações em longo prazo de veículos comerciais – operados por astronautas ou autônomos – na superfície do nosso satélite natural.
Veículos lunares Lockheed Martin/GM. (Fonte: Lockheed Martin/Divulgação)Fonte: Lockheed Martin
Os novos desafios para a Goodyear
No novo projeto, que deverá estar pronto até 2025, a Goodyear usará sua tecnologia de pneus sem ar, já presente na Terra em micromobilidade, ônibus autônomos e veículos de passageiros. Porém, diferentemente dos rovers lunares da missão Apollo – projetados para poucos dias de uso em missões de até 8 km – as futuras missões terão novas dificuldades.
Os desafios das futuras missões lunares preveem a travessia de terrenos acidentados, viagens mais distantes e operações sob temperaturas extremas. Além de durar vários anos, os pneus demandados pela NASA terão de sobreviver a condições noturnas de temperaturas abaixo de -157º C em contraste com diurnas que chegam a 121º C.
“Tudo o que aprendermos com a construção de pneus para o ambiente operacional extremamente complexo na Lua nos ajudará a fazer melhores pneus sem ar na Terra”, afirma o vice-presidente sênior de operações globais e diretor de tecnologia da Goodyear, Chris Helsel. Para ele, o objetivo é "permitir a mobilidade, não importa onde ela ocorra."
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