Mais de 200 baleias foram encontradas encalhadas nesta quarta-feira (21) em uma praia remota da costa oeste da Tasmânia, um estado insular ao sul da Austrália. De acordo com a BBC, metade do grupo do que se acredita serem baleias-piloto ainda pode estar viva. Por isso, inúmeras equipes de resgate estão sendo enviadas para a área.
Um morador do local afirmou à rádio Australian Broadcasting Corp. (ABC) que as baleias eram visíveis perto da entrada do porto de Macquarie, uma enseada grande e rasa em área rural, onde há dois anos pelo menos 360 baleias-piloto morreram encalhadas em bancos de areia. O residente descreveu o encalhe de hoje como um “evento maciço”.
Em nota, o gerente geral do Conselho da Costa Oeste, David Midson, pediu às pessoas que fiquem afastadas do local. “As baleias são uma espécie protegida, mesmo depois de mortas, e é uma ofensa interferir em uma carcaça”, afirmou o departamento de proteção do meio ambiente.
Por que as baleias encalham?
About 230 pilot whales are stranded on the beach of Tasmania island, Australia. Authorities said about half of the animals are still alive as rescue efforts are ongoing. pic.twitter.com/acsbTmQvIZ
— Abayomi Shogunle, ?????? (@YomiShogunle) September 21, 2022
A causa do acidente, que ocorre apenas um dia após 14 cachalotes machos serem achados mortos em King Island, no Estreito de Bass, na costa norte da mesma ilha, ainda não está clara, nem mesmo para os especialistas.
O cientista marinho da Griffith University, Jan-Olaf Meynecke, disse à NBC que temperaturas mais quentes podem estar mudando as correntes oceânicas e movendo as fontes tradicionais de alimentos desses cetáceos. “Eles irão para diferentes áreas e procurarão diferentes fontes de alimentos”, afirmou o biólogo.
Para a cientista da vida selvagem Vanessa Pirotta, essas baleias podem ter "navegado mal", seguindo um líder doente ou desorientado.
Categorias